O ato de escrever é mais que um exercício de conhecimento: é uma prova de sintonia com o mundo em que se vive; é saber expressar-se diante dele; é fazer-se ouvir e ser entendido. Por isso, é de um senso crítico aguçado que depende uma boa produção textual.
A apropriação dessa sólida e duradoura ferramenta para a construção da cidadania deve ser comprovada, por meio da Prova de Redação, para o ingresso no Ensino Superior. Seja a dos vestibulares ou a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a avaliação preocupa os candidatos, tanto pelo fato de que seu tema é sempre uma surpresa quanto pela necessidade de estar por dentro dos principais assuntos da atualidade, além, é claro, de exigir conhecimento acerca dos tipos textuais.
É com o intuito de capacitar os vestibulandos para enfrentá-la que, no Colégio Notre Dame Ipanema, o Ensino Médio conta com aulas específicas de Redação, nas quais os adolescentes desenvolvem os saberes necessários para alcançar uma boa nota.
Além disso, projetos institucionais de incentivo à leitura e à escrita, como o “Lendo sem Parar”, a “Jornadinha Literária” e”o Festival Literário Notre Dame”, pretendem formar, desde a infância, leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas, além de autores hábeis em expressar-se por meio de diferentes linguagens.
Os educandos, ainda, imergem em assuntos em voga, por meio de debates e palestras promovidos pela instituição de ensino com o intuito de instrumentalizá-los para a produção textual. Na quarta-feira (01), por exemplo, os jovens compreenderam em detalhes o regime socialista de mercado chinês, em encontro com a educadora Adriana Terra, que atua em uma província no interior do país.
Momentos como esse, avalia o docente responsável pela disciplina Redação, Thiago Valadares, concretizam a experiência da interdisciplinaridade – outra chave para que se redija um texto produtivo socioculturalmente.
O educador, por fim, alerta que, ao elaborar o texto Dissertativo-Argumentativo, é importante responder a quatro perguntas para fundamentar o detalhamento das propostas. “O que fazer?”, “Quem vai fazer?”, “Para que fazer?” e “Como fazer?”. Além disso, indica a releitura do próprio texto, após a conclusão, para que o autor identifique erros de grafia, pontuação, coesão e concordância.
Dez situações que podem reduzir sua nota:
Quinze possíveis temas: