Transformar gentileza, fé, felicidade, defesa da vida, amizade, alegria, amor e esperança em atitude foi a inspiração para o roteiro do espetáculo de encerramento do ano letivo, apresentado por estudantes da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema. Para as crianças, contudo, essa foi muito mais que uma apresentação. Foi uma oportunidade de evidenciar as atitudes que foram construídas, dia a dia, em 2015. O resultado não poderia ser outro: famílias emocionadas com os pequenos pondo em cena nobres atitudes.
A partir da campanha institucional da Rede de Educação Notre Dame, “Transformar Conhecimento em Atitude”, estudantes e educadores apresentaram, no sábado (07), o espetáculo intitulado “Uma história em nossas mãos”, conduzido pelos atores Leo Castro e Brunca Campelo, que deram vida ao Chapeleiro Maluco e à Alice (personagens criados por Lewis Carrol, em 1865). No roteiro, Alice queria deixar o País das Maravilhas e mudar-se para a Cidade das Esmeraldas, no Mundo de Oz (ambiente imaginado por Lyman Frank Baum, em 1939). Coube ao Chapeleiro, então, guiá-la entre as coreografias, em busca de uma reflexão para seu desejo por mudança.
Em seu discurso de abertura da apresentação, a diretora escolar, Irmã Loiva Urban, relatou aos presentes que as atitudes e os valores usados como inspiração para o espetáculo são desdobramentos dos veiculados pelos clássicos literários que o inspiraram. “Um gênero fantástico, que nos cativa por causa do seu caráter alegórico: todos temos os nossos medos, como o leão covarde, mas sonhamos com a coragem tão necessária para remar contra a corrente, nos dias atuais. Como o homem de lata, que quer ter um coração que pulse, buscamos a ternura e a bondade em todos os dias deste ano”, explicou a diretora, fazendo ligações entre os temas das obras e os anseios da humanidade.
Ao som de músicas de Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Balão Mágico, Lulu Santos e tantos outros cantores, os pequenos atores deram vida a personagens que foram guiando Alice para a felicidade, enquanto Dorothys, Leões, Homens de Lata e Espantalhos ensinaram a importância da amizade verdadeira. Por isso, Alice e o Chapeleiro concluíram que não há lugar como a nossa casa. A interação das duas histórias com a campanha da Rede levou emoção ao público que lotou as três apresentações.
Segundo a coordenadora pedagógica do segmento, Angela Parrilha, as apresentações artísticas são a forma mais clara de demonstrar as atitudes ensinadas em sala de aula. “Mesmo nos ensaios, as crianças acompanharam as coreografias umas das outras, aprenderam, brincaram e exercitaram a socialização com outros estudantes”, conclui Angela.
Ao final, o tradicional “Auto de Natal”, encenado pelos próprios estudantes, representou o nascimento do menino Jesus e, em inglês, os pequenos cantaram a tradicional música natalina “We wish you a Merry Christmas”, encerrando as apresentações.
Para visualizar o álbum completo, acesse o facebook do Colégio clicando aqui: