No mesmo dia em que, em 1751, nascia Júlia Billiart, em 1997, nascia outra mulher que veio ao mundo para fazer a diferença na educação: Malala Yousafzai.
Com suas próprias mãos, as crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema prepararam, na quinta-feira (12), um bolo de aniversário.
O caráter festivo da aula foi motivado pela celebração do nascimento de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que defende o acesso de todos à educação e que figura entre as mulheres inspiradoras estudadas pelos educandos – como atividade norteada pelo tema “Liderança Cidadã”, que, em 2018, foi escolhido pela instituição de ensino para impulsionar práticas pedagógicas.
Foi do contato com “Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil” que surgiu a curiosidade acerca da biografia daquela que foi a personalidade mais nova a ser laureada com o prêmio Nobel da Paz. Por isso, além de cantar “Parabéns” pelos seus 21 anos, as crianças representaram, teatralmente, a sua vida e assistiram a um pronunciamento da ativista, que está visitando o Brasil.
O envolvimento dos educandos com o estudo foi apresentado à equipe que acompanha Malala nesta viagem, por meio de fotografias e produções artísticas elaboradas pelas crianças, em visita de educadores ao hotel em que a personalidade está hospedada. Além disso, acompanhados pelo Relações Públicas da instituição de ensino, José Alessandro Oliveira, os docentes pediram que fosse entregue à paquistanesa um exemplar do livro Resiliência – que reúne textos escritos, em 2016, pelos educandos Notre Dame, entre os quais estão relatos inspirados na história de vida da jovem.