Educadores refletem sobre a resiliência
16 de fevereiro de 2016 Notícias, Portal

Durante a quinta e sexta-feira após o Carnaval (11 e 12), os educadores do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram momentos de reflexão e de formação.

Na reflexão inicial do encontro de capacitação, o texto “Diretrizes para Arar o Mar” foi lido pela diretora escolar, Ir. Loiva Urban, após cópias terem sido entregues aos educadores, a fim de apresentar e aprofundar os aspectos que devem permear o ano letivo de 2016: o ano da resiliência olímpica.

O conteúdo do texto abordou, por exemplo, a necessidade de adequar o uso das tecnologias aos processos de ensino e de aprendizagem, para que sejam divertidos, prazerosos e rápidos. “A velocidade do movimento das aulas, das engenharias e das redes sociais gera aprendizagem e transformação. O mar se modifica a cada segundo e não se repete. Os estudantes apreciam a diversão e a rapidez na qual estão envolvidos. Os resultados de sua produção, organizada, ampliada e recriada, a partir do esparramo de informações, precisam ser partilhados, mostrados aos pais, aos colegas e à comunidade escolar. E avaliados horizontal e verticalmente, em nível de profundidade, transversal, inter, multi e transdisciplinar”, ressaltou a religiosa

Outro aspecto das diretrizes salientado aos docentes pela diretora tratou da dinâmica do fazer pedagógico. Tradicionalmente, se dizia que o estudante consegue prestar atenção por oito minutos. Por isso, a cada período, ele precisaria ser novamente envolvido nos processos de ensino e de aprendizagem. Hoje, dizem os estudiosos do assunto, a capacidade de atenção do estudante seria de 30 segundos.  “Vem daí, também, a indispensabilidade de envolver o pupilo no caminho, conduzi-lo pela mão, como pedagogo”, explicou.

Ir. Loiva também esclareceu aos presentes que é com resiliência como deve-se colocar em prática as diretrizes de 2016. Segundo ela, a dinâmica da mudança acelerada compele a desenvolver resiliência pessoal, organizacional e social,  tendo a habilidade de absorver elevados níveis de mudanças e de impactos com o mínimo de estresse.

Questionados “De que forma as diretrizes de 2016, 2015, 2014 e 2013 serão aplicadas nas diferentes áreas do conhecimento em cada disciplina?”, os educadores reuniram-se em grupos para a segunda etapa do encontro. A reflexão possibilitou aos educadores pensarem em possibilidades concretas para inovar o seu  processo educacional diário.

No segundo dia, também em grupos, os docentes leram e apresentaram um resumo do Regimento Interno 2016 e o Vade Mecum  do professor, após a oração de acolhida. Através de dinâmica,  foram apresentados os 10 Princípios da Rede de Educação Notre Dame. Nela, uma verdadeira rede foi criada entre com os educadores presentes. A imagem de todos interligados e a forma como a teia foi criada – com paciência, cuidado, firmeza e resiliência – expressaram o modo de ser do educador Notre Dame.


 

Elenco dos acentos específicos neste ano de 2016, para o Notre Dame, o Rio de Janeiro e o Mundo:

  • Arar o Mar
  • Ano da Resiliência Olímpica
  • 200 anos de morte de Santa Julia Billiart
  • Olimpíadas no Rio de Janeiro
  • Ano Internacional da Cartografia
  • Ano Internacional das Pulses (leguminosas em vagem)
  • Ano Santo da Misericórdia
  • Campanha da Fraternidade Ecumênica: Casa Comum, Nossa Responsabilidade
  • Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
  • Ano das Paralimpíadas no Rio de Janeiro

Acesse a galeria de fotos das atividades de formação:

  • Colégio Notre Dame Ipanema