Educadores em Constante Formação
3 de março de 2020 Notícias, Portal

Os dias que se seguiram ao Carnaval possibilitaram que os docentes e funcionários do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciassem importantes momentos de formação.

Aliás, antes mesmo do festejo popular, a equipe gestora da instituição de ensino reuniu-se com os coordenadores Educacionais e Pedagógicos, para, por meio de exercícios de design thinking, planejar ações capazes de favorecer o relacionamento entre o Colégio e seus diversos públicos. Para isso, foram orientados pelo relações-públicas, José Alessandro de Oliveira.

DSC_0002Já na quinta (27), foram os educadores que compartilharam inspiradores momentos de formação, desde que foram acolhidos pela diretora escolar, Irmã Elena Bini. “É uma felicidade recebê-los aqui! Quem está aqui é Notre Dame, veste a camiseta e orgulha-se em fazer parte da história da Rede de Educação”, conclamou, dando as boas-vindas a todos.

Além disso, foram convidados a refletir acerca do tema que norteia a Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, durante oração conduzida pelo agente de Pastoral Escolar. Para tanto,  Henrique Kaladan apropriou-se da parábola do Bom Samaritano e do exemplo da Santa Dulce dos Pobres, convidando a todos para a ação fraterna, cuidando uns dos outros.

DSC_0010Em seguida, a presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig, explanou sobre a identidade, a consagração, o carisma e a herança, conforme apresentados por Santa Júlia Billiart.

Traduzindo as palavras e as ações de Júlia para os nossos tempos, a religiosa convocou os docentes a redescobrirem-se, olhando para si, para a sua missão de vida, os seus talentos e os seus valores. “Deus nos deu talentos. Não adianta guardarmo-nos para nós. Nossos talentos têm que nos levar à ação. Temos que usá-los a favor do outro”, explicou, citando Santo Irineu: “a glória de Deus é uma pessoa que vive em plenitude”.

DSC_0021Os funcionários administrativos, por sua vez, assistiram à palestra conduzida pela analista de Recursos Humanos, Maria Rosa, na qual foi oportunizado o debate acerca do valor da empatia e da sinergia, assim como o respeito e a comunicação, para assegurar a qualidade dos serviços prestados, compreendendo que, quando uma peça funciona bem, a engrenagem inteira funciona.

No dia seguinte, Kaladan orientou um momento de espiritualidade inspirado nos pensamentos de grandes educadores, como Santa Júlia Billiart, São João Bosco, Marcelino Champagnat e São João Batista de La Salle – conduzidos aos altares católicos pela significância e relevância de suas vidas e obras.

DSC_0025Por fim, a equipe pedagógica foi instigada, pela supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Dr.ª Claudia Toldo, a refletir sobre a leitura.

Como incentivá-la? É possível torná-la uma prática social? Ler e compreender são a mesma coisa?  Qual o desafio diário da escola, para formar alunos questionadores e leitores do mundo? Essas e tantas outras perguntas serviram para catapultar a análise e suscitar múltiplos exemplos, da teoria à prática.

“O conhecimento melhora as pessoas e ele se dá pelo estudo que, por sua vez, se dá pela leitura”, explicou, enfatizando a importância do papel do educador em elevar a qualidade das experiências leitoras dos educandos, além de instigá-los a perguntar. “Educar para o pensar é educar para o perguntar. Quem pergunta compara ideias e, para comparar ideias, é necessário, no mínimo, ter conhecimento de duas ideias”, exemplificou, convocando os docentes a mobilizarem e explorarem, diariamente, a capacidade intelectual dos estudantes.

Assista a uma entrevista com Claudia Toldo:

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema