Descobrir que o uso do açúcar para a mumificação, no antigo Egito, deu origem à técnica empregada, hoje, pelos escultores de areia é apenas um grão no areal dos saberes construídos pela comunidade educativa do Colégio Notre Dame Ipanema, durante o Dia do Estudante – comemorado em 11 de agosto. Afinal, mais uma vez, a data festiva foi celebrada enquanto educandos e educadores vivenciaram aulas diferenciadas, convidados e, ao mesmo tempo, desafiados a “Arar o Mar”.
Antes de dirigirem-se à Praia de Ipanema, contudo, participaram de oração organizada pela Pastoral Escolar, na qual estudantes do Ensino Médio tematizaram o relato do primeiro livro da Bíblia, Gênesis, sobre o surgimento das águas e dos oceanos.
Ainda no auditório escolar, foram convocados pela diretora, Irmã Loiva Urban, a envolverem-se intensamente na quinta edição do projeto que celebra, de forma prazerosa, o desafio pedagógico diário. “Colégio Notre Dame Ipanema, marche para o mar! Quem ara a terra, o rio ou o mar abre sulcos e atualiza os vincos cerebrais, onde as sementes serão plantadas, onde os saberes são revolvidos, ampliados, partilhados e sistematizados. Arar o mar é desafio, meta e sonho de todo o fazer pedagógico”, conclamou docentes e discentes, alteando uma bandeira da instituição de ensino.
Antes de partir, os educandos também assistiram, em sala de aula, a entrevistas com diversos trabalhadores da praia feitas por eles mesmos. Além delas, foram exibidos dois relatos capturados pelos assessores de Comunicação do Colégio, que deram voz a personalidades como o escultor de areia Euclides Bittencourt, conhecido como Homem-Areia, e um dos operadores da máquina que peneira as areias da praia (assista aqui).
No caminho, escoltado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, a marcha chamava a atenção. “É aquela aula na praia que o Notre Dame faz todo ano”, comentou, sorrindo, uma senhora que via os estudantes atravessando a Rua Visconde de Pirajá.
Ao chegar ao seu destino, com bandeiras em punho, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio reuniram-se com os colegas de turma, em diferentes pontos da orla de Ipanema. Neles, participavam de circuito de atividades que integrava aulas especiais, exercícios físicos e palestras ministradas por profissionais da praia, como salva-vidas, funcionário da Companhia Municipal de Limpeza Urbana e surfista – como pôde ser acompanhado nas transmissões ao vivo pela página da instituição de ensino no Facebook.
Devido ao mau tempo, os estudantes matriculados à tarde realizaram tais atividades na própria instituição. Foi nas suas dependências, também, que as crianças matriculadas na Educação Infantil e nos dois primeiros Anos do Ensino Fundamental “araram o mar”, acompanhadas por suas figuras paternas .
Em alusão ao Dia dos Pais – que seria comemorado no domingo (13) -, os educandos e seus homenageados participaram de atividades que envolveram artes, informática, música e psicomotricidade.
No Ginásio de Esportes, bem como no Pátio Azul, as tarefas propostas foram realizadas à sombra do guarda-sol personalizado com o qual os convidados foram presenteados, para que recordem esses momentos de valor inestimável, como avalia Vitor Terra. “Não há preço que pague ter os filhos crescendo com o suporte dos pais”, afirma.
O mesmo brinde foi dado às crianças e aos adolescentes, como lembrança do Dia do Estudante e do “Arar o Mar” – duas atividades que, assim como a valorização dos vínculos familiares, constroem o grande diferencial do Colégio Notre Dame, segundo Thiago Tadeu.
Para o pai do Tadeu e da Maitê, o fato de a instituição de ensino cuidar e incentivar as boas relações com a família foi primordial para que ela fosse escolhida como aquela onde as crianças prosseguem os estudos, após a recente mudança para o Rio de Janeiro. “Estar numa escola acolhedora tem sido muito bom”, comenta.
Acesse a galeria de fotos selecionadas: