Por definição teórica, cultura é o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, etc. que distinguem um grupo social.
Uma mostra cultural seria, portanto, uma exposição da expressão comportamental desse grupo. Por isso, a Mostra Cultural Notre Dame, que envolveu os estudantes do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental e aconteceu no sábado (19), apresentou aos visitantes esses aspectos dos educandos e da instituição de ensino.
Os trabalhos expostos, dentre as centenas de apresentações, não foram concebidos exclusivamente para o evento. Eles fazem parte de um processo evolutivo pertinente do fazer educacional. Exemplo disso são as reflexões feitas ao longo das aulas de Filosofia, que a cada atividade foram tornando-se concretas em esculturas, instalações, quadrinhos e vídeos que, na exposição, ganharam maior visibilidade.
Ao longo da Mostra, era possível perceber as disciplinas em perfeita harmonia, nos trabalhos dos estudantes. Um bom exemplo foi um trabalho de Matemática, que à primeira vista parecia ser de Ciências ou de Biologia. Ciente da visita que os estudantes fariam ao Jardim Zoológico, o educador Luis Antônio Gomes da Silva desafiou os estudantes a criarem maquetes para trabalhar os conceitos de escala e proporção. Para o estudante Victor Siqueira, ficou mais claro compreender que se um animal tem 7cm na maquete e 70cm na vida real, a proporção foi de 7/70 portanto a escala é 1/10. Para as estudantes Gabriela Muraro, Renata Canozzi e Luisa Millen, a internet é a principal fonte de pesquisa usada. Não só para elas. São muitos os estudantes que vêem essa como sendo a única fonte de pesquisa. Para o grupo, depois de várias tentativas de pesquisa na internet sem encontrar o tamanho do animal que precisam saber, outras fontes começaram a surgir: um biólogo, a biblioteca, uma clínica veterinária ou ligar para o próprio zoológico. E assim também constrói-se a cultura do incentivo à pesquisa. Outra marca Notre Dame.
No pátio, a Feirinha do Desapego contou com estudantes e famílias que ou se desapegaram de objetos, brinquedos, livros e roupas ou apegaram-se a algo encontrado. A propostada troca e da redução de resíduos foi atingida.
No salão de jogos do Integral Notre Dame, a tradicional Vernissage Solidária arrecadou R$1.270,00, com a venda das telas pintadas pelos estudantes. O montante será integralmente revertido em latas de leite em pó que vão beneficiar uma determinada obra social.
Novidades no Integral Notre Dame:
No mesmo dia, famílias e estudantes puderam saber mais sobre a ampliação do Projeto Lição de Casa, que atende estudantes no turno inverso ao das suas aulas. O Projeto, em 2016, atenderá aos estudantes do 1º ao 5º Ano, das 9h40min às 12h40min, e do 1º ao 8º Ano, das 12h15min às 15h15min. Os interessados devem procurar a coordenação educacional do segmento para preencher a ficha de pré-inscrição para participação no Projeto.