O sol brilhava, anunciando que seria uma manhã radiante, enquanto a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, era tomada por cores, texturas e sons. A movimentação foi causada pelo Dia da Criança na Praça – promovido, na quinta-feira (12), pelo Colégio Notre Dame Ipanema.
Em sua segunda edição, o evento disponibilizou ao público mais de 20 atividades diversificadas.
Espalhadas por todo o espaço da Praça, algumas ocupavam tendas, enquanto outras aconteciam ao ar livre. Todas elas, contudo, eram orientadas por colaboradores e voluntários – como os, cerca de, 70 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da instituição. Para as adolescentes Stephane Fortes e Maria Paula Ramalho, que se dedicaram a auxiliar as crianças em atividades artísticas, a colaboração possibilitou que voltassem à infância. “Para a gente nem é trabalho. É diversão! Aprendemos interagindo com as crianças”, comentaram com sorriso no rosto.
No coreto, a docente de Música, Andreia Lavinas, comandava a Oficina de Musicalização. Enquanto ela animava a roda, cantando músicas infantis, os participantes tocavam chocalhos, tambores e outros instrumentos – todos confeccionados a partir de material reciclável. Já, na oficina Paredes Musicais, orientados pelo educador de Música e maestro da Orquestra de Crianças da Rocinha, Rodrigo Belchior, os pequenos produziam sons a partir de objetos inusitados, como embalagens, latas, sucatas e utensílios de cozinha.
Na Tendamanduá, por sua vez, várias oficinas criativas e atividades artísticas, como dobradura, modelagem, pintura e recorte e colagem, aconteciam simultaneamente. No espaço Pequenos Grandes Pintores, os participantes puderam colorir obras de Ivan Cruz, Leonardo Da Vinci e Vincent Van Gogh, entre outros. Ao lado, no espaço Recriarte, eles deixaram o artista que habita em cada um deles expressar-se, pois, nos cavaletes espalhados a céu aberto, criaram obras de arte colaborativas – um continuava o desenho que o outro tinha começado.
Na Tenda Contação de História, profissionais da Livraria Saraiva, da Artemanhas Brincantes e da Livraria Leitura encantaram crianças e adultos, conduzindo-os por uma viagem pelo reino mágico da literatura.
Já, na Tenda Sensorial, os visitantes foram convidados a experimentar diferentes aromas, cores e texturas.
Já na Face Painting, as crianças eram maquiadas artisticamente.
Além das oficinas – muitas das quais podem inspirar as famílias a realizar brincadeiras lúdicas -, o Dia da Criança na Praça também contemplou as atividades físicas.
Na Tendarara, as crianças puderam participar de um circuito divertido e colorido de psicomotricidade: o Crosfitinho Baby – capaz de favorecer o seu desenvolvimento psíquico e motor. Além disso, ao ar livre, elas divertiram-se em camas elásticas, monitoradas pelos profissionais de Educação Física do Centro Esportivo Ramiro.
As ilustres presenças das princesas Elza e Anna e dos heróis Super-Homem e Homem Aranha causaram frisson, tanto entre os pequenos quanto entre os seus responsáveis – que não pararam, por um minuto sequer, de solicitar fotos junto dos personagens. Os personagens da peça infantil escrita por Ariano Suassuna, “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” – que está em cartaz no Shopping da Gávea e é encenada pela Cia Teatral Notre Dame -, também circularam pelo local.
Graças a uma parceria entre o Colégio Notre Dame e o Movimento Lixo Zero – organização capitaneada pela ex-aluna Fernanda Cubiaco -, o impacto ambiental do evento foi monitorado. Além disso, os resíduos recicláveis produzidos durante ele foram coletados e encaminhados para reciclagem.
Um charmoso e acolhedor espaço para piquenique, decorado com cestas e toalhas e com vista para o lago da Praça, recebeu as famílias e os amigos, para que desfrutassem dos seus lanches.
Ao todo, cerca de 1500 pessoas prestigiaram o evento. Formado por indivíduos de todas as faixas etárias, de recém-nascidos a idosos, o público foi, praticamente, unânime ao considerá-lo um sucesso absoluto. “Está sensacional! É o primeiro ano da minha filha como aluna do Notre Dame e estamos adorando. Achei muito criativo! Ideias simples resultaram em atividades bem divertidas”, comentou Joana Coccarelli.
Luiza Serpa, que também é mãe de estudante, ressaltou a importância desse tipo de ação para a comunidade. “O evento está ótimo e o mais bacana é que ele promove a ocupação dos espaços públicos pela comunidade. Isso é muito importante! Acredito que nossa cidade precisa de mais iniciativas assim”, afirmou.
Patrícia Sauerbronn, responsável por educando, também avalia que o Dia da Criança promoveu o envolvimento da comunidade com o espaço público. “Para quem estuda no Notre Dame, a Praça acaba sendo uma extensão da escola”, resume.
Mas, não foram apenas membros da comunidade educativa que prestigiaram e elogiaram a iniciativa. Gabriela Bomtempo, moradora da Barra da Tijuca, acompanhou Maria Antônia, de 8 meses, à comemoração e adorou. “Está muito bacana, muito bem organizado!É uma bela iniciativa!”, parabenizou.
Todo esforço empenhado na organização da festa vale a pena quando nota-se seu total alinhamento a um dos princípios da Rede Notre Dame, de integrar família, escola e comunidade. Missão cumprida. A solidariedade não ficou de fora da comemoração e foram arrecadas 81 latas de leite que serão doadas à Obra do Berço.
Ao final do evento, podia-se ver várias crianças dançando e cantando o refrão do gingle da escola: “Começa por mim, imaginado um mundo melhor, é só fazer e acreditar que o mundo começa a mudar”, demonstrando que a mensagem está em suas bocas e corações.
Apoiaram o Dia da Criança na Praça: