As cenas pareciam sair de um filme publicitário, mas eram reais. Graças à iniciativa do Colégio Notre Dame Ipanema, que estendeu as comemorações alusivas ao Dia das Crianças para além dos seus muros, em 12 de outubro, estudantes e seus familiares, educadores e colaboradores da instituição de ensino, além de seus vizinhos, vivenciaram uma manhã memorável, na Praça Nossa Senhora da Paz.
O “Dia da Criança na Praça”, como foi denominado o evento, integra a campanha institucional da Rede de Educação Notre Dame. Por isso, apresentou à comunidade local uma escola que acredita no poder transformador do conhecimento, quando se torna atitude. Isso foi evidenciado na ação dos próprios estudantes, já que os matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio voluntariaram-se para organizar e produzir as atividades oferecidas àqueles que passariam pela Praça, naquela manhã. Eles, ainda, recepcionaram os mais de mil participantes da programação e orientaram a realização das oficinas.
Afinal, enquanto os moradores de Ipanema comemoravam o primeiro grande evento no local, desde que foi reaberto ao público – já que esteve fechado por mais de quatro anos, em função das obras da Linha 4 do metrô -, o Colégio mostrava a sua identidade, proporcionando às crianças momentos especiais, na companhia de seus familiares e colegas.
No Espaço Piquenique, por exemplo, eles puderam saborear os lanches carregados em cestos de vime, sobre toalhas com estampa xadrez, estendidas sobre o gramado.
Já, na Oficina de Artes, os pequenos pintavam suas próprias telas, auxiliados pelos estudantes, que atuavam como monitores, e por educadores, às margens do lago. Com os quadros prontos, os artistas ganharam mini-cavaletes, para expor suas obras.
Além disso, na Oficina de Criação de Brinquedos – tradicional nos eventos do Projeto Ipa-bebê -, os estudantes Notre Dame, junto dos colaboradores do Projeto, mostraram às famílias que é possível confeccionar divertidos brinquedos, usando materiais que seriam descartados.
O coreto da Praça, por sua vez, foi palco para contações de histórias, realizadas por meio do teatro e da música, que envolveram desde bebês até crianças maiores.
Ainda, em um dos gramados da Praça Nossa Senhora da Paz, o público pode participar de atividades concomitantes: roda de capoeira e brincadeiras, como pular corda, jogar amarelinha e rodopiar o bambolê. Além disso, as crianças divertiram-se na ginástica em cama elástica e foram presenteadas com balões alusivos à segunda fase da campanha institucional da Rede de Educação – lançada durante a celebração da infância e da docência -, na qual será dada atenção especial a dois dos seus Princípios: “Amor, Bondade e Firmeza” e “Cuidado com a Vida do Planeta, do Outro e de Si”.
A presidente da Associação de Moradores do bairro, Maria Amélia Loureiro, comemorou realização do evento. “Como é bom ver a Praça assim, tomada por famílias e crianças felizes”, exclamou, ao passo que Mônica Cobalea, moradora do bairro, sugeriu que o evento acontecesse mensalmente.
Além do envolvimento com a programação, a comunidade educativa e do bairro participaram de campanha solidária. Durante a realização do “Dia da Criança na Praça”, foram arrecadadas 189 latas de leite em pó, em benefício do Solar Meninos de Luz, que atende crianças e jovens no Cantagalo.
O Colégio Notre Dame Ipanema agradece aos apoiadores do “Dia da Criança na Praça”:
Assista ao vídeo do evento: