As vantagens de brincar ao ar livre e em espaços amplos para a saúde física e psicológica da criança vão desde a socialização e a autonomia, até o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e do fortalecimento do sistema imunológico. Os pequenos da Educação Infantil que retornaram ao regime presencial estão aproveitando os pátios, quadras e parques do colégio para potencializar suas habilidades físicas e socioemocionais. Sempre com orientação e direcionamento dos educadores e seguindo as prerrogativas do Plano de Retorno às Atividades Presenciais da Rede de Educação Notre Dame.
A professora de Educação Física e psicomotricista, Carina Cabral, ressalta a importância da prática coletiva de atividades que promovem o desenvolvimento integral das crianças. “Com a infraestrutura que o Notre Dame oferece, posso desenvolver um amplo trabalho físico e psicomotor que estimula a coordenação motora ampla, o equilíbrio, a força, o tônus muscular. Nesse curto período da volta presencial, já percebo claramente o desenvolvimento das crianças, que também se deve ao trabalho remoto que realizamos e seguimos realizando”, explica ela.
A educadora ressalta que os estudantes que permanecem no regime remoto, assim como os que retornaram, também participam de aulas com atividades criativas, lúdicas e muita brincadeira.