Contando os dias para o maior evento esportivo do mundo, as crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema participaram de dinâmicas diversas, ao longo de todo o trimestre. Isso porque a temática olímpica motivou a realização de atividades relacionadas ao projeto “Família na Escola”.
Por meio da iniciativa “Professores por Um Dia” – na qual os responsáveis pelos estudantes são desafiados a planejar momentos lúdicos para as turmas, os educandos participaram de atividades físicas inspiradas nas modalidades contempladas na competição. As atletas de nado sincronizado do Flamengo, Maria Eduarda Wolf, Maria Eduarda Werneck, Gabriella Figueiredo e Daniella Figueiredo, por exemplo, retornaram ao Colégio para explicar aos estudantes as peculiaridades da modalidade. As ex-alunas, acompanhadas pelas demais atletas da equipe, também realizaram uma apresentação para os pequenos educandos.
Já, na quadra aberta da instituição de ensino, eles participaram de uma oficina de tênis, ministrada pela Escolinha Guga. Nela, munidas de bolas e raquetes, as crianças aprenderam as regras da disputa, além de algumas técnicas de saque e de defesa.
Além desses esportes olímpicos, um paralímpico também foi exercitado pelos estudantes. Promovida por membros da Urece Esporte e Cultura, a oficina de futebol para cegos possibilitou que as crianças descobrissem a função dos guizos presentes nas bolas usadas na modalidade e brincassem de chute ao gol com os esportistas.
Em sala de aula, as atividades também foram inspiradas nos Jogos. Os educandos, por exemplo, confeccionaram tochas olímpicas e degustaram biscoitos no seu formato. Eles, ainda, participaram da competição de arremesso de ursos de pelúcia, reproduziram em materiais caseiros, como colher de pau, os mascotes da disputa sediada pelo Rio de Janeiro e conheceram as moedas comemorativas das Olimpíadas e das Paralimpíadas.