Começa a 10ª Semana das Profissões
27 de junho de 2016 Notícias

São mais de 40 palestras, mas, muito mais do que isso, a Semana das Profissões do Ensino Médio Notre Dame (Sepem), que começou na segunda-feira (27), oportuniza aos estudantes o encontro com profissionais renomados de diversas áreas.

A Sepem, que está em sua 10ª edição, faz o caminho inverso ao da maioria de eventos escolares do gênero. O pontapé inicial, anualmente, parte da curiosidade dos próprios estudantes. Isto é, eles escolhem os temas que serão abordados na Semana das Profissões. Por isso, segundo a coordenadora do evento, a psicopedagoga Júlia Monteiro, há profissões que, tradicionalmente, são pedidas pelos estudantes, mas, a cada ano, há, também, novidades.  “Astronomia, carreira diplomática, carreira militar e graduação no exterior foram algumas das novidades, neste ano”, explica  a especialista em orientação profissional. Além da abordagem desses temas pelos palestrantes, outro fato novo é a participação dos estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental na Semana, como forma de já integrá-los à vivência diária do Ensino Médio e de motivá-los a pensar sobre as possíveis profissões a seguir.

Sua profissão e sua missão: 

O depoimento de Irmã Loiva Urban abriu o evento proporcionando reflexões aos estudantes.
O depoimento de Irmã Loiva Urban abriu o evento proporcionando reflexões aos estudantes.

Apesar da preocupação e dos esforços voltados à descoberta da carreira a ser seguida na vida acadêmica e, posteriormente, na vida profissional, há uma questão que deve ser prioritária: a missão de vida. Essa foi a reflexão proposta na palestra de abertura do evento, ministrada pela diretora escolar, Irmã Loiva Urban. A religiosa tratou da diferença entre vocação e profissão, ressaltando que a programação da Sepem vau contribuir para que os estudantes possam descobrir sua missão nesta vida. “O que eu faço com aquilo que eu sei?”, “Como farei a diferença para um mundo melhor?” e “Qual minha contribuição única ao mundo?” são algumas das questões que provocaram a reflexão entre os adolescentes, que ainda ouviram o relato da trajetória de Ir. Loiva como missionária na África. “Independente da profissão que você tiver, ela jamais pode ser um limitador para a sua missão de vida”, concluiu a diretora.

A nova geração de empreendedores 

Pedro Rafael falou sobre a importância da inovação para o empreendedorismo.
Pedro Rafael falou sobre a importância da inovação para o empreendedorismo.

Segundo Pedro Rafael de Azevedo, que palestrou aos adolescentes sobre empreendedorismo, para ser bem-sucedido, nessa área, é necessário estar conectado com todo o processo de produção do seu produto ou de realização do seu serviço. “Para saber como fazer um lápis, preciso conhecer a existência de várias pessoas: do representante do extrator de grafite até a empresa que produz e monta o material escolar”, exemplifica. Conhecer quem está por trás dos processos e como eles funcionam, afirmou, é necessário para o desenvolvimento da visão sistêmica do empreendedor.

 

Movimento Empresa Júnior

O ex-aluno Heitor Militão palestrou sobre o Movimento Empresa Junior.
O ex-aluno Heitor Militão palestrou sobre o Movimento Empresa Junior.

Heitor Militão e Victória Costa, que dividiram o palco para ministrar palestra sobre o incentivo ao empreendedorismo, por meio de Empresa Júnior, tinham em comum, também, o fato de serem ex-alunos Notre Dame. “Palestrar aos estudantes do meu Colégio é, acima de tudo, contribuir com algo que o próprio me possibilitou: ser empreendedora”, relatou Victória, referindo-se ao fato de que sua primeira experiência com o mundo dos negócios aconteceu ainda na instituição de ensino, por meio de mini-empresa formada por estudantes do Ensino Médio. Para Heitor, ter escolhido o Notre Dame Ipanema como instituição onde cursaria o Ensino Médio e ter decidido participar do Movimento Empresa Junior foram duas atitudes que mudaram sua vida, pois elas possibilitaram a experiência enquanto empreendedor. Para a dupla, o network, a vivência empresarial e a formação extra – por meio de cursos, palestras e trabalhos – são os diferenciais que os estudantes que optam desenvolver trabalhos em Empresa Júnior incluem em seus currículos. Desta forma, eles chegam ao mercado de trabalho com destaque frente aos concorrentes.

Os desafios da escolha profissional 

Daniela Thomé e Patrícia Barros falaram do processo de escolha profissional.
Daniela Thomé e Patrícia Barros falaram do processo de escolha profissional.

“Diálogo com os pais é a chave para seguir um bom caminho profissional”, explicou a psicóloga Daniela Thomé, durante a palestra sobre os desafios da escolha profissional. Segundo ela, eles influenciam na escolha dos estudantes e, sem o diálogo, os futuros adultos podem ser infelizes em suas carreiras. Complementando, a, também, psicóloga Patrícia Barros afirmou que antes de tudo é preciso pesquisar não só sobre os salários e sobre a absorção do mercado, mas também sobre a satisfação daqueles que exercem a profissão.

 

Os próximos dias da Sepem:

SEPEMprogramaA Semana das Profissões prossegue até quinta-feira (30). Confira, na imagem ao lado, a programação completa do evento. De terça (28) a quinta-feira (30), os estudantes optam pela palestra que desejam assistir. Design, Engenharia, Nutrição, Publicidade, Psiquiatria, Psicologia, Gastronomia, Produção Cultural, Cinema, Medicina, Relações Internacionais são algumas das profissões representadas entre as 41 opções de palestra, que incluem, ainda, conversa com membros do Exército Brasileiro e de policiais federais.

Acesse a galeria:

  • Colégio Notre Dame Ipanema