Antes mesmo do Domingo de Ramos, que abre, liturgicamente, o início da Semana Santa, no sábado (08), funcionários, educadores e Irmãs do Colégio Notre Dame Ipanema participaram da celebração de Páscoa durante o Encontro de Formação Continuada. Com encenação da Cia. Teatral Notre Dame, a reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo abriu a manhã de formação, que também contou com momentos de confraternização.
Nos esquetes, baseados nos textos bíblicos, Jesus dialogou com personagens e propôs reflexões à plateia a cerca do relacionamento com o próximo. Segundo Henrique Kaladan, Coordenador da Pastoral, os esquetes possibilitaram a contemplação da face do Cristo educador. “Ao percebermos o Cristo desta forma, fortalecemo-nos para carregarmos nossas próprios cruzes”, explica. Após a encenação, em um exercício dinâmico, os participantes foram convidados a encontrarem um colega com o qual mantêm pouco contato no dia e dia e, em conversa, conhecer um pouco mais sobre sua história, sua vida, seus gostos e preferências – atividade que proporcionou momentos de entrosamento e afeto.
Em seguida, os participantes confraternizaram com um café da manhã e, logo após, reuniram-se com os coordenadores de cada segmento, enquanto um grupo de funcionários e educadores participou do primeiro dia do projeto Light nas Escolas, que visa conscientizar a população sobre como usar com eficiência a energia elétrica.
Na Semana Santa, estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental participaram de atividade organizada pela Pastoral Escolar, na Capela do Colégio, onde conheceram e experimentaram dois símbolos da Páscoa Cristã: o pão e o vinho, representado pelo suco de uva. Outro símbolo, bastante popular entre os estudantes, esteve presente na quarta-feira (12), visitando as salas de aula. Por reproduzir-se rapidamente, o coelho é reconhecido como símbolo da rápida e múltipla fecundidade, fazendo uma alusão à multiplicação de fiéis. Ele visitou salas de aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio e também esteve nos setores administrativos e pedagógicos da instituição de ensino, além de interagir com os estudantes matriculados em aulas extras, como as de futsal, natação, balé. Mostrando que o coelho é esperto e também pratica atividade física, o personagem brincou com as crianças durante as aulas de segunda a quarta-feira.
Reafirmando a importância da solidariedade e da partilha, as turmas do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil acolheram para um lanche coletivo seus funcionários apadrinhados. No projeto, que teve início em 2016, cada turma apadrinha um funcionário do Colégio e promove momentos de convivência na Páscoa, no aniversário e no Natal.