Mesmo com o distanciamento social necessário pelos cuidados com a vida de todos neste momento, as festividades pelo aniversário de 88 anos de fundação do Colégio Notre Dame Ipanema tomaram os corredores e salas da escola com todos os cuidados.
Impressionados com as personagens que ganharam destaque na fachada do Colégio, estudantes, professores e funcionários já perceberam logo cedo que o dia seria especial.
Na sala dos professores, em vários momentos distintos – para manter o distanciamento social – o Agente Pastoral Henrique Kaladan conduziu a reflexão acerca da efeméride. A exibição de um vídeo no qual os estudantes relatam sua gratidão ao Colégio e cantam o Hino Notre Dame comoveu a todos, inclusive os próprios alunos que também assistiram à homenagem em sala de aula. Kaladan enfatizou o carisma das Irmãs de Notre Dame e também convocou os professores à mesma fidelidade cristã.
A diretora, Irmã Elena Bini, agradeceu a todos pelo empenho em fazer do Notre Dame o grande colégio que é e que sempre foi ao longo dos 88 anos de história. “Superamos o ano de 2020 e, juntos, superaremos, também, 2021 pois estamos unidos no mesmo propósito”, explicou.
A mesma mensagem de superação foi levada aos funcionários por Irmã Araci Ludwig, que enfatizou o presente recebido por todos professores, funcionários e estudantes: 30 mil livros! O acesso à plataforma digital Árvore da Leitura foi o presente oferecido a todos. “Ler é a principal maneira de evoluirmos, de sermos melhores”, enfatizou Irmã Araci lembrando que com o presente, cada usuário pode ter acesso a mais de 30 mil livros digitais gratuitamente usando um celular, tablet ou computador.
O modelo híbrido de ensino também foi aplicado nas comemorações e os estudantes puderam estar na capela presencialmente e remotamente para cantarem, juntos, as músicas que marcam história no Notre Dame. Em outro momento, o livro infantil que narra a história de Santa Julia foi o tema do momento de contação de história. No Integral, além dos festejos em nome do Colégio, a coordenadora educacional, Doia Wolf, comemorou os 45 anos de Notre Dame. “Fui contratada no dia do aniversário do colégio, 6/3/1976. Somando os anos em que estudei aqui, são 60 anos vestindo a camiseta Notre Dame”, comemorou com alegria.
Houve distribuição de chocolates e peras em alusão aos 88 anos – Jubileu de Pera. Já com as crianças, balões coloridos garantiram a festa. Ao longo da sexta-feira, 05/03, véspera do aniversário, as cores espalharam-se pelo bairro anunciado que seu saudoso e imponente morador estava em festa. Uma festa diferente, com distanciamento social mas muita proximidade emocional! A comoção ao receber um mimo, ao ouvir uma palavra de acolhida ou ao ver alunos cantando o Hino Notre Dame tomou conta do dia na certeza de que celebrar os 88 anos é o primeiro passo para as grandes festividades de 2023: 90 anos de Notre Dame em Ipanema e 100 anos de Notre Dame no Brasil!