O Outubro Rosa é um movimento mundial, iniciado nos Estados Unidos, com o intuito de informar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome da mobilização remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra a doença e estimula a participação da sociedade, de empresas e de entidades no seu combate.
Em 2015, o Colégio Notre Dame Ipanema aderiu à campanha, promovendo o Dia Rosa, na sexta-feira (30). Com o apoio da Associação dos Amigos da Mama (Adama), as informações acerca do câncer de mama foram repassadas ao público que transitava pela entrada da instituição de ensino. As associadas da Adama, Rosana Moreira, Eloisa Helena Belfort e Fátima Pelaquim, que conviveram de perto o câncer de mama, vieram de Niterói, exclusivamente, para participar do evento. “É muito importante informar além dos adultos. Jovens e crianças também precisam saber a importância deste tema”, explica Eloisa.
Estudantes, educadores, funcionários, Irmãs e, até, pais aderiram às vestimentas cor-de-rosa e durante o Dia, cuja programação, além das atividades informativas, conscientizou sobre a realização de exames periódicos capazes de identificar nódulos mamários.
A médica, ex-aluna Notre Dame e, atualmente, mãe de estudante Notre Dame, Trícia de Melo Assad, participou do evento ajudando a informar à comunidade educativa, além de aferir a pressão arterial dos visitantes do estande.
Além da Adama e de Trícia, também colaboraram com o evento o Centro Esportivo Ramiro, a Mary Key e a Cantina Aurora. As empresas ofereceram seus profissionais para levar ao público informações sobre a correlação do tema com atividades físicas, autoestima e alimentação.
Para mais informações sobre o assunto, visite o site da Adama: www.adama.org.br