Especialmente nas disciplinas que compõem a Área do Conhecimento de Ciências da Natureza, as aulas práticas constituem um importante recurso pedagógico facilitador da aprendizagem, pois favorecem a compreensão, o entusiasmo e o efetivo engajamento dos estudantes na construção de saberes. Por isso, no Colégio Notre Dame Ipanema, semanalmente, são realizadas, nos laboratórios de Química, Física e Biologia, atividades de experimentação, que aliam teoria à prática.
Afinal, como avalia o docente de Física, Francisco Parente, as experiências concretas incentivam a pesquisa e auxiliam na resolução de problemas e exercícios propostos em sala de aula, enquanto a curiosidade e o interesse dos estudantes são estimulados.
A educanda Isabela Ferreira concorda, já que comprovou, ao medir a temperatura da água, como a aula prática favoreceu a compreensão e a fixação do conteúdo. “Algumas variáveis foram percebidas somente na experiência”, comenta a estudante, referindo-se ao fato de que o líquido quente, ao ser transportado de um recipiente ao outro, teve sua temperatura alterada. “É apenas um detalhe, mas, no cálculo final, faz diferença”, afirma.
Outro aspecto valioso das aulas práticas, segundo o educador Francisco, é o fato de que o estudante é protagonista da aprendizagem, o que possibilita que ele descubra ou desenvolva habilidades e competências específicas.