No sábado (30), começou oficialmente a campanha nacional de vacinação contra a Influenza A, também conhecida como Gripe H1N1. Nesse dia, apenas no Colégio Notre Dame Ipanema, que foi um dos 550 postos de vacinação do Rio de Janeiro e onde uma extensa fila de se formou, ao longo de todo o dia, 2.913 pessoas foram imunizadas contra o vírus.
A campanha de vacinação, que se estende até 20 de maio, nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), tem o intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de imunizar 80% daqueles que se enquadram nos grupos de risco: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos incompleto, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de saúde. O órgão estima que, ao final desse período, cerca de 1,2 milhão de pessoas estejam imunizadas.
Além do envolvimento na campanha de vacinação, a instituição de ensino tomou as medidas preventivas indicadas pela própria SMS, como ventilar as salas de aula nos intervalos, aumentar o espaçamento entre as carteiras dos estudantes, evitar aglomerações, higienizar os ambientes e orientar sua comunidade educativa, a fim de prevenir o contágio pelo vírus.
Dessa forma, o Colégio reafirma o seu compromisso de integração com as famílias dos educandos nele matriculados e com a comunidade do seu entorno, descrito no décimo princípio da Rede de Educação Notre Dame.