Caminhar pelas ruas e vielas do Centro do Rio de Janeiro é estar no local onde se passaram muitos acontecimentos históricos importantes.
Por isso, acompanhados pelo docente de História, Ronaldo Ferreira, os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio percorreram o bairro, partindo da avenida Rio Branco até chegar à rua México, passando pela Praça Floriano e seus arredores.
Em uma verdadeira aula a céu aberto, os adolescentes puderam compreender o conceito de Patrimônio Cultural, além de aprofundar seu entendimento acerca de assuntos que integram o eixo “Política, Cidadania e Cultura” – conforme previsto no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Afinal, como explica o educador, estar no cenário onde muitos fatos se desenrolaram é um incentivo à reflexão. “Caminhar pela Praça Floriano, observando seus monumentos; perceber a ausência do Morro do Castelo e as edificações ao estilo europeu; relembrar as concentrações públicas de cunho político relativas aos anos 1930 e 1968; e andar pela Rua México, passando pelos ‘endereços conservadores’ de nossa história recente, são atos que promovem um conhecimento que ultrapassa os livros didáticos”, comenta, enfatizando quão imprescindíveis são as aulas de campo para que os educandos sejam protagonistas da construção do conhecimento.