Tênis alinhados, estudantes de braços abertos e, até mesmo, deitados no corredor. O que isso poderia significar? Para os educandos matriculados na Pré-escola II do Colégio Notre Dame Ipanema, é sinônimo de aprendizado.
Afinal, com o intuito de tornar os conteúdos matemáticos mais compreensíveis aos estudantes, a educadora Vanda Ferreira propôs a atividade lúdica, na qual as crianças deveriam usar objetos ou o próprio corpo para descobrir a distância aproximada entre a sala de aula e a Capela da instituição de ensino.
Após usarem os tênis como régua, alguns educandos deitaram no corredor e, com a sua altura como parâmetro, arriscaram seus palpites. “Ao todo, precisamos de 17 crianças deitadas para chegarmos à porta da Capela. Com esse dado, muitos dos pequenos chegaram próximo do resultado correto”, comenta a educadora.”Para eles, a caminhada até a Capela parecia pequena, uma vez que está localizada no mesmo corredor da sala de aula. Contudo, quando mediram essa distância, descobriram que é maior do que aparenta”, conclui Vanda.