Já pensou em um boneco cujos cabelos cresçam? Pois, os estudantes da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema não só imaginaram, como produziram o seu próprio.
A atividade foi planejada durante a preparação para o III Arar o Mar e, no dia do evento, 11 de agosto, as crianças confeccionaram os seus Bonecos Ecológicos, com uma meia-calça, serragem, alpiste, cola, canetinhas, tintas, olhinhos de plástico ou botões de camisa e potinhos de iogurte vazios. Desde então, os estudantes acompanham o “crescimento dos cabelos”, ou seja, a germinação das sementes.
Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Angela Parrilha, a confecção do boneco incentiva, nas crianças, a atenção para o descarte e a reutilização de resíduos. “A partir do momento em que elas participam desse processo, por mais simples que pareça, elas já desenvolvem noções de reciclagem”, exemplifica. Além disso, observação dos Bonecos Ecológicos ainda motiva estudos e, assim, a conscientização acerca da preservação do meio ambiente, comenta Angela.
Ela deve envolver toda a sociedade, inclusive as crianças, que devem observar o meio ambiente incluindo-se como seres atuantes, dependentes, transformadores e, principalmente, conservadores. Por isso, temas como a importância da água, o crescimento da semente de acordo com o espaço e com os recursos naturais disponíveis e a interferência das atividades humanas no desenvolvimento das plantas foram abordados, a partir da atividade.