Banho de aprendizado: desvendando novas sílabas e palavras no Notre Dame Ipanema
27 de março de 2024 Notícias

As turmas de 1° ano descobriram uma forma diferenciada de ampliar seu campo fonético: brincando e tomando banho junto de seus bonecos favoritos. Nas salas de aula e no parcão da escola, os estudantes embarcaram em uma atividade lúdica e educativa, na qual foram instruídos a brincar com seus bonecos e a dar-lhes banho.

Essa iniciativa surgiu como parte de um projeto literário inspirado no livro “Fome danada”, de Ana Maria Machado, que está sendo explorado em sala de aula. A partir das palavras presentes na história, como “Maneco”, o personagem principal, os alunos foram desafiados a transformar essa palavra em “boneco”, praticando a separação das sílabas e o uso delas em outras palavras, ampliando constantemente seus conhecimentos linguísticos.

Além de promover a diversão, a atividade também proporcionou uma reflexão sobre a importância da higiene pessoal, destacando a relevância de hábitos como tomar banho, lavar as mãos e usar sabão, aspectos essenciais para a saúde e o bem-estar. Ao trazer seus próprios bonecos para a escola, os estudantes além de terem se envolvido na brincadeira, eles também exploraram as partes do corpo dos bonecos, complementando os estudos abordados em sala nas aulas de ciências da natureza. 

Essa abordagem prática e interativa permitiu que os alunos aplicassem conceitos aprendidos em sala de aula de forma concreta, fortalecendo seu aprendizado. Além disso, a atividade estimulou o desenvolvimento da escrita espontânea e da leitura, integrando-se ao processo de alfabetização de maneira dinâmica e eficaz. Assim, a proposta proporcionou momentos de diversão, mas também contribuiu significativamente para o progresso educacional e o desenvolvimento integral dos pequenos.

 

 

  • Colégio Notre Dame Ipanema