Integrante do corpo de Baile do Theatro Municipal e professora de Dança Contemporânea na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, a bailarina e coreógrafa Mônica Barbosa passará a coordenar as aulas do Espaço de Dança Notre Dame .
O espaço destinado exclusivamente à aprendizagem da dança foi todo reformulado graças à parceria entre o educandário e o Centro Esportivo Ramiro, instituição responsável pelas Atividades Extracurriculares Esportivas disponíveis à comunidade educativa Notre Dame, ganhando climatização, piso e iluminação profissionais.
A proposta é ampliar o ensino dessa arte, que surgiu ainda na pré-história, para além da atividade física, conferindo-lhe um status artístico. “Nossa proposta é fazer do Espaço de Dança Notre Dame uma referência no ensino do ballet em suas diferentes expressões”, explica Mônica.
A coordenadora aposta em uma metodologia pautada na promoção da autoestima do educando, respeitando e trabalhando, de forma positiva, seus limites. “É essencial que o praticante se sinta bem com o exercício da daça. Atingir a perfeição nos movimentos é questão de praticar e estar atento aos detalhes. Existem diferentes perfis de bailarinos, com habilidades distintas, e precisamos estimular o dançarino a se descobrir nos movimentos”, comenta, enfatizando que o ballet trabalha a postura, a flexibilidade e leveza, além de favorecer o desenvolvimento da concentração, da criatividade e da disciplina.
Mônica Barbosa deu os primeiros passos no ballet aos 6 anos e ingressou na escola do Theatro Municipal aos 19. Atua profissionalmente há 30 e é formada pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa e graduada em Licenciatura em Dança, além de ter estudado no Dance Center de Nova Iorque.