O Notre Dame Ipanema realizou o primeiro aulão multidisciplinar no regime de aulas não presenciais. O encontro reuniu os estudantes da 3º série do Ensino Médio com os professores Julia Espírito Santo, de História, Lucas Andrade, Sociologia, Thiago Valadares, Português e Redação e Fernando Almeida, de Geografia. A temática central foi a pandemia pelo novo coronavírus e seus aspectos culturais, geográficos, históricos, econômicos e comportamentais.
Os docentes lembraram outros surtos que assolaram a humanidade, como a peste bubônica, ressaltando que a informação de qualidade, vinda de fontes confiáveis, é sempre uma ferramenta eficaz que previne o contágio.
Em um resumo da aula, os professores expuseram que, na Idade Média, a desinformação e os boatos infundados chegaram a culpar os judeus pela peste, o que acarretou muitas tragédias desnecessárias. Hoje, apesar de todo o acesso, ainda vê-se se repetir esse comportamento de atribuir origens, causas e curas improcedentes. É preciso ter cuidado com os equívocos, se informar pelos órgãos oficiais especializados em saúde, por pesquisas com base científica sólida, pois nas informações aleatórias acaba se destacando a melhor narrativa que, não necessariamente, é a verdadeira.
A relação entre economia e saúde também entrou em pauta. Em todo o mundo, as pessoas estão tendo seu poder de compra reduzido, o que induz a uma nova relação com o consumo, que deve ser mais consciente e menos impulsivo. Ao mesmo tempo, aparecem alternativas para as relações de trabalho. A relevância do auxílio governamental foi apontada como uma forma tanto de evitar a proliferação do vírus, assegurando o distanciamento social necessário, quanto de prevenir o aumento da miséria e, consequentemente, da violência.Para os professores, essa experiência deve afetar as relações pessoais e a forma de ocupação dos espaços públicos. A redução do efeito estufa, o impacto ambiental positivo, a desaceleração do ritmo de vida, a possibilidade de uma alimentação mais caseira e as novas maneiras de praticar solidariedade foram citados como alguns exemplos de que toda experiência, por mais dolorosa que seja, tem um lado positivo.
Alunos e professores contaram sobre como estão vivenciando esse momento e expuseram seus pontos de vista. Interagiram, esclareceram dúvidas e terminaram o encontro com a certeza de que a escola é muito mais que um espaço para a construção de conhecimento, é um lugar imprescindível de troca, socialização, olho no olho e edificação de relações e vivências.