Aula sobre modalidades paralímpicas é destaque no SporTV
14 de setembro de 2016 Notícias, Portal

Professor Rodrigo Carrara explicou à repórter os motivos que o levaram a inserir a modalidade nas aulas de Educação Física

Determinação, força de vontade e resiliência são temas sobre os quais, invariavelmente, se reflete, quando o assunto são esportes paralímpicos. Por isso, a aula na qual os estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema praticaram vôlei sentado, foi citada em matéria jornalística produzida pelo SporTV, no sábado (03) – assista aqui.

Assim como nela, ao longo de todo o ano letivo, os educandos participaram de atividades nas quais sentiram as dificuldades de mobilidade dos atletas paralímpicos. Promovidas com o intuito de reforçar a empatia deles por aqueles que convivem com as barreiras físicas, os estudantes eram privados de certos movimentos, durante simulações.

DSC_0212
Jogar é colocar-se no lugar do outro e isto amplia as sensações e reflexões sobre o esporte paralímpico

Ao praticar vôlei sentado, eles não podiam usar as pernas para movimentarem-se. Durante a corrida guiada, as crianças correram com os olhos vendados e de mãos dadas com colegas. No rugby, todos apoiaram os quatro membros no chão para cruzar a quadra equilibrando a bola sobre a barriga.

DSC_0204
Concentrados, estudantes conversam sobre a partida sem tirar os olhos da quadra enquanto assistem ao jogo de basquete em cadeira de rodas.

Segundo o idealizador das atividades, o docente de Educação Física, Rodrigo Carrara, prestigiar os Jogos Paralímpicos, como os educandos fizeram após as práticas, é a culminância da proposta pedagógica. Para o educador, apesar de parecerem semelhantes, estudar, assistir e jogar uma modalidade paralímpica são experiências que geram percepções e reações completamente diferentes .

  • Colégio Notre Dame Ipanema