Descrito como um ambiente interativo de conhecimento técnico, científico e multidisciplinar, o Museu do Amanhã foi a sala de aula para os estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema, na sexta-feira (20).
Isso porque, na ocasião, eles visitaram a exposição fixa do espaço recém-inaugurado, intitulada “Trilhar os Amanhãs”. Nela, as crianças puderam observar as mostras sobre os temas “Cosmos”, “Terra”, “Antropoceno”, “Amanhãs” e “Nós”, que propõem a reflexão sobre a origem, o ser, o estar e o futuro do homem na Terra.
Para a educadora Carla Costa, que acompanhou os educandos durante o passeio de estudos, o Museu do Amanhã é, antes de tudo, um ambiente questionador. “Por ser um museu que apresenta fatos e interage com o público, possibilita que os estudantes vão além de saber sobre as obras, questionando seu papel como agentes de mudança no mundo”, comenta.
Ainda durante a visita, as crianças observaram a exposição “O Poeta Voador”, que retrata a trajetória de Alberto Santos Dumont, por meio de linguagem audiovisual e de atividades interativas, além de protótipos das principais criações do inventor e de duas réplicas em tamanho real: a do pioneiro 14bis e a do avião Demoiselle, o mais completo projeto de Dumont.
Ao longo da mostra, os estudantes foram introduzidos a conceitos de Física, como a aerodinâmica e a mecânica de motores, enquanto conheciam a história do Pai da Aviação e participavam da oficina de aviões de papel. Lançados em uma pista, os aviõezinhos acionavam o Jogo das Curiosidades, no qual vídeos exibiam informações sobre o funcionamento das aeronaves e curiosidades, como os modelos de aeroplano de Leonardo da Vinci.
Ao longo do trimestre, os estudantes participarão de atividades diversificadas acerca dos assuntos observados durante a visita ao Museu do Amanhã.
Clique aqui e veja a programação completa do Museu: