No Notre Dame, as aulas de Ensino Religioso também têm foco no desenvolvimento pessoal do estudante! Buscando proporcionar aos alunos momentos de autoconhecimento por meio da nomeação de suas qualidades e fraquezas, o professor, Henrique Kaladan, promoveu uma aula com conteúdo dinamizado em grupo com a 2ª série do Ensino Médio sobre relações e características, baseando-a nos evangelhos, com foco no Sermão da Montanha, no qual Jesus nos ensina a olhar para si, na perspectiva de ser útil no coletivo.
Durante a atividade, os estudantes, em duplas, falaram mais sobre si e sobre seu colega, definindo algumas de suas características, qualidades e defeitos, promovendo, assim, um valioso momento de autorreconhecimento e autocrítica. Segundo Kaladan, evangelizar estudantes por meio do intelecto afetivo, social e cultural proporciona aos alunos uma melhor compreensão de si e do seu redor, levando-os à plenitude da maturidade.
“Com o advento do Novo Ensino Médio, no qual o estudante é ainda mais progagonista de suas escolhas, o Ensino Religioso se adequa à pluralidade sem perder a essência da proposta do Reino anunciado por Jesus Cristo”, explica o professor.