A leitura permite às pessoas irem a fundo na imaginação: viver em outras épocas, experimentar outras culturas e até viajar a outros mundos. Mesmo assim, sempre é possível identificar-se com algo do cotidiano. É aí que reside a magia proporcionada pelo hábito de ler.
Essa identificação foi vivenciada pelos estudantes de 2º Ano do Ensino Fundamental, ao lerem o livro “A história de uma cidade contada por ela mesma”, como parte do Projeto de Leitura da Rede de Educação Notre Dame. A trama, que se passa em uma cidade inspirada no Rio de Janeiro, estimulou-os a conhecer especificidades sobre a capital carioca, em atividades interdisciplinares desenvolvidas nas aulas de Artes e de Língua Portuguesa.
Após a leitura, debates e estudos, as crianças foram convidadas a confeccionar maquetes que retratassem os ambientes cariocas que elas mais frequentam e conhecem. Utilizando papeis coloridos, cola e palitos, em grupos, os estudantes criaram e representaram a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia de Ipanema, identificando as ruas do bairro.
A obra:
Não é por acaso que o Rio de Janeiro possui o título de “Cidade Maravilhosa”. Suas belas praias e lindas paisagens, conferem-lhe um charme incomparável. Por isso, estar nela é garantia de dias cheios de vida, de calor humano e de diversão.
Ao longo do seus 450 anos de história, porém a cidade passou por transformações e por episódios marcantes que ninguém melhor que ela própria para contar. Esse é o ingrediente principal do livro “A história de uma cidade contada por ela mesma”, escrito por Leny Werneck e ilustrado por Guto Lins. A obra reúne os principais acontecimentos históricos, contados em ordem cronológica, sobre o desenvolvimento da cidade.