As animações “A nova onda do Imperador” e “O caminho para El Dorado” ajudaram os estudantes do Notre Dame Ipanema a relacionar conceitos éticos, estéticos e políticos presentes nas obras sob a ótica das disciplinas Espanhol, Filosofia e História.
Os professores Caio Félix, de História, Élida Fernandes, de Espanhol, e Fabio Lindoso, de Filosofia, aproveitaram os 20 anos do lançamento dos filmes para estimular os adolescentes a conhecê-los e estudá-los, permitindo-lhes outros itinerários de pensamento.
“Sobre a disciplina de Língua Espanhola, é importante que os estudantes percebam a relevância do idioma em diferentes contextos”, explica Élida. Fábio ressalta o caráter filosófico da atividade. “As animações possibilitaram que os estudantes refletissem sobre as utopias como ideal mítico presente no imaginário do Renascimento e da Modernidade, num momento de encontro entre dois mundos, os colonizadores europeus e as civilizações pré-colombianas”, contou. Do ponto de vista histórico Caio diz: “Refletir sobre utopia e civilização por meio das animações é uma interessante estratégia para sensibilizar os estudantes sobre a organização social dos povos pré-colombianos”.
Os estudantes adoraram a proposta e reconheceram que o trabalho interdisciplinar enriquece e amplia aprendizagens e entendimentos. “A realização dessa atividade interdisciplinar trouxe uma experiência positiva. Ela aumenta nosso interesse e atenção, ajuda a interagir mais e diverte. Além disso, melhoramos o desempenho e podemos, assim, garantir uma excelente nota”, avaliou o grupo formado por Samuel,Gabriel, João Pedro e Pedro.