As 20 vagas para estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Ipanema, oferecidas pela Oficina de Fotografia Digital, foram poucas. A procura foi tanta que uma segunda turma teve de ser criada para atender aos amantes da arte de “escrever com luz”, como denota a origem grega do termo. Por isso, o Departamento de Comunicação da instituição de ensino orientou, a partir de aula expositiva sobre os princípios básicos da técnica fotográfica e de exercícios práticos, 36 estudantes.
Durante o estudo teórico, eles aprenderam sobre a influência da luz na fotografia, sobre os enquadramentos e sobre a composição do quadro e puderam ver fotos que exemplificavam cada tópico ensinado. Já, na aula prática, tiveram acesso a equipamentos fotográficos profissionais, atuais e antigos, para conhecerem o funcionamento das câmeras. Para a estudante Juliana, manipular várias máquinas e aprender a ajustar foco, a sensibilidade à luz e a velocidade de obturação foi o momento mais interessante do curso.
Além disso, durante uma hora e meia, os educandos puderam praticar a técnica, fotografando espaços do próprio Colégio. “Quando andamos pela escola consegui tirar fotos excelentes com as técnicas que nos ensinaram”, relatou a estudante Mariana Silva.
Ao final da Oficina, cada inscrito selecionou três das fotos feitas para apresentarem aos instrutores. Nesse momento, explicaram e analisaram a técnica usada em cada fotografia.
Uma foto de cada estudante será impressa e dará origem a uma exposição fotográfica.
Antes da exposição, clique aqui e veja uma pequena seleção das fotos resultantes da oficina