Alunos youtubers desmistificam o belo e suas implicações na cultura e nas artes
22 de dezembro de 2020 Notícias

aaO que têm em comum o cinema iraniano, as extravagantes produções musicais de Bollywood, o filme Parasita, vencedor do Oscar, a moda e a coreografia dos psicodélicos clipes de K-pop e J-pop? Todos eles serviram de base para uma atividade dinâmica e criativa para os estudantes do 9º ano do Notre Dame Ipanema.

Transformados em influenciadores digitais, os jovens mergulharam na elaboração de vídeos react para a plataforma Youtube. Ao melhor estilo dos blogueiros, eles analisaram clipes musicais e filmes do Oriente Médio, Índia, Sudeste e Leste Asiáticos.
aaaaA proposta, elaborada pelos professores Adriana Maurício, Artes, Carla Albuquerque, Geografia, e Fábio Lindoso, Filosofia, reuniu múltiplos saberes em torno de um projeto comum. Dessa forma, os estudantes foram estimulados a refletir não só sobre os diferentes padrões de beleza e sua influência no universo artístico e cultural, mas a repensar os conceitos eurocêntricos de belo e de feio, compreender as múltiplas manifestações do belo na cultura da imagem e do consumo e analisar o fenômeno da indústria cultural na Ásia.
Eles puderam entender, de forma lúdica e divertida, que o gosto estético, em sentido filosófico, não significa preferir arbitrariamente, mas está mais associado a estar aberto à diversidade das manifestações artísticas e culturais, recebendo-as livres de estereótipos e de preconceitos.

Clique e assista uma das produções dos estudantes!

  • Colégio Notre Dame Ipanema