Os alunos da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Ipanema vivenciaram uma experiência singular em sua recente aula de campo na Casa G20. Desde o momento em que saíram da escola, a empolgação e a curiosidade eram evidentes. No trajeto, a professora instigava a curiosidade dos alunos, contextualizando e dialogando sobre a temática que seria abordada.
Ao chegarem à Casa G20, as crianças foram recebidas por Ricardo Gomes, biólogo e mentor do Projeto “Um Mergulho no Oceano”, que também é o autor da exposição “Raias da Guanabara”. Ter a oportunidade de explorar a exposição com o próprio autor foi uma experiência enriquecedora. As crianças ficaram encantadas ao observar de perto as raias, aprendendo sobre seu habitat, comportamento e a importância da conservação dessas espécies.
Mas não parou por aí! Além disso, durante a exploração, os alunos foram surpreendidos com um convite especial para assistir a uma apresentação de uma orquestra musical vinda diretamente da Rússia, que estava se apresentando exclusivamente na Casa G20 naquele dia. O espetáculo internacional foi uma surpresa que adicionou ainda mais magia ao dia.
A visita à exposição e o espetáculo musical complementaram de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As atividades do Projeto “Um Mergulho no Oceano”, que conferiram ao colégio o prestigiado Selo Escola Azul da UNESCO, são projetadas para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo mundo marinho, incentivando uma atitude consciente e sustentável em relação ao meio ambiente.
“A visita a exposição desperta nesses alunos essa consciência da formação do cidadão global, de entender que o oceano é só um, que o que a gente faz aqui de bom ou de ruim é sentido nos vinte cantos desse planeta. E a gente não vai formar uma geração de defensores da natureza, do oceano, com crianças que também não saíam da escola e esse movimento de sair, participar das atividades na praia, na colônia de pesca, aqui na Casa G20, é um passo nessa direção de formar esses defensores da natureza, defensores do oceano”, declarou Ricardo Gomes, sobre a proposta de aula de campo na casa G20.