Durante prática interdisciplinar, na qual Música e Ensino Religioso foram unidas, os estudantes matriculados no 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema puderam perceber que as vibrações que se propagam no ar, oriundas dos sons, estão presentes em diversas variações, em todo planeta Terra. Essas vibrações são usadas de forma musical, terapêutica e, até mesmo, em ritos religiosos.
Isso foi o que os estudantes apresentaram aos colegas, a partir de informações coletadas em pesquisa. Felipe Gelain, por exemplo, explicou as funções e os usos da Tigela Tibetana – um instrumento utilizado nos rituais de cura e sacrifício Budismo Tibetano, pois suas vibrações proporcionam relaxamento mental e corporal. “Os monges tibetanos consideram o som emitido pelas tigelas como o som do coração, que conecta os sentimentos e as emoções positivas e saudáveis”, explica. Logo após, o educando fez uma demonstração sonora, utilizando o objeto trazido por sua família de uma viagem ao Nepal.
Segundo o docente de Ensino Religioso, Marco Antônio de Andrade, ter a oportunidade de ouvir o instrumento é um privilégio. “Ele é muito importante para as religiões que são adeptas das meditações e dos rituais de relaxamento”, afirmou, ressaltando que a atividade complementa o estudo, desenvolvido ao longo dos trimestres, sobre práticas das diferentes expressões religiosas.
Afinal, ministradas uma vez por semana, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas da disciplina abordam outras manifestações, contribuindo para a compreensão e o respeito devido a cada ser humano, independente da fé que professa.