Lançada, tradicionalmente, na quarta-feira de cinzas, a Campanha da Fraternidade estende-se por todo o ano litúrgico, com o intuito de conscientizar os brasileiros acerca de uma transformação social e comunitária necessária. Em 2017, ela, mais uma vez, se volta para a preservação ambiental, tendo como tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.
Por isso, quando esta edição foi apresentada aos educadores, funcionários e estudantes do Colégio Notre Dame Ipanema, foi ressaltada a importância de preservar a diversidade biológica e cultural, em todo o território nacional.
Os docentes e colaboradores, por exemplo, participaram de dinâmica acerca dos quatro elementos da natureza, inspirada pelo lema da Campanha – “Cultivar e guardar a criação’” (Gn 2.15). Na capela da instituição de ensino, eles visualizaram e compreenderam a função de cada um dos elementos na composição dos biomas.
A atividade, adaptada à faixa etária dos participantes, envolveu, também, os educandos matriculados no Ensino Fundamental, com o intuito de que, desde pequenos, eles possam entender a importância da preservação, como descreve a coordenadora Educacional deste nível de ensino, Érika Ciantar.
Enquanto isso, no 7º Ano, o tema da Campanha da Fraternidade foi abordado de forma interdisciplinar. O estudo das peculiaridades de cada bioma foi integrado à compreensão da diversidade ambiental – conteúdo programático do primeiro trimestre, na disciplina de Geografia. Para isso, os estudantes utilizaram, como material de apoio, o jornal da Igreja Nossa Senhora da Paz. A partir dos dados conhecidos, eles, então, responderam a exercícios discursivos e objetivos.
Por meio dessas dinâmicas, afirma a auxiliar de turma, Jéssica Simas, a comunidade educativa compreendeu a Campanha da Fraternidade como uma ação além da Igreja Católica. “Ela convida todos a serem agentes de mudança”, concluiu.
Campanha da Fraternidade 2017:
Segundo o secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, em notícia publicada pelo portal A12, a edição de 2017 da Campanha objetiva enfatizar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente sob a palavra do Evangelho.
Por isso, seu texto-base aborda os biomas existentes, suas características e as contribuições eclesiais, além de reflexões de São João Paulo II, de Bento XVI e do Papa Francisco acerca da sustentabilidade.