Na sexta-feira (08), as instituições de ensino Notre Dame de todo o mundo celebram os 200 anos de morte de Santa Júlia Billiart. No Colégio Notre Dame Ipanema, as comemorações começaram ainda na última semana de março, quando os educandos do 1º ao 7º Ano do Ensino Fundamental foram desafiados pela docente da disciplina de Artes, Mônica Bezerra, a estampar girassóis, utilizando técnicas de pintura e de colagem, que seriam utilizados para ornamentar os andares da instituição, em alusão à fé da Júlia.
As pinturas, inspiradas inicialmente na obra “Girassóis”, de Van Gogh, e em fotografias, foram confeccionadas com material reciclado. Antes de confeccionarem-nas, contudo, os estudantes pesquisaram sobre a história de Santa Júlia Billiart, mãe espiritual da Congregação de Nossa Senhora que postulou que, assim como essa flor se volta para o sol, os fiéis devem voltar-se para Deus, a procura de iluminação. “Com base nessa pesquisa, os estudantes puderam entender a importância de Júlia para a história do Colégio”, comentou Mônica.
Pelos corredores escolares, é possível testemunhar a criatividade e o engajamento das crianças e dos adolescentes. Para a auxiliar de serviços gerais, Lucimar Souza, as flores coloriram os corredores como um jardim. “É como se cada criança tivesse passado por aqui e plantado seu girassol para alegrar mais ainda nosso dia”, afirmou.