As eleições municipais estão próximas e, com elas, o dever cívico de cada cidadão de ir às urnas para escolher os seus representantes. Por isso, segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Notre Dame Ipanema, Angela Parrilha, é dever da escola estimular o exercício da cidadania, desde cedo, o que influencia em escolhas conscientes no futuro.
Assumindo esse compromisso, a instituição de ensino possibilita que os estudantes da Educação Infantil pratiquem a cidadania, tomando uma decisão muito importante para a construção da identidade dos seus grupos: os nomes das turmas.
De acordo com as características delas, os educandos sugerem nomes para representá-las por todo o ano letivo. Assim, após confeccionarem réplicas de carteiras de identidade, com suas respectivas digitais e assinaturas, escolhem o presidente de mesa e dois mesários, que vão coordenar a votação que acontece por meio de cédulas.
Após os votos depositados em uma urna serem contados, o nome eleito é adotado como codinome para a turma. “Por meio da Filosofia, trabalhamos a construção da identidade coletiva e esse tipo de eleição democrática é o exemplo vivo desse conceito”, afirma Angela.