Em abril, as instituições de ensino Notre Dame de todo o mundo celebram os 200 anos de morte de Santa Júlia Billiart, mãe espiritual e precursora da obra educacional desenvolvida pela Congregação das Irmãs de Notre Dame, em cinco continentes.
Entre elas, está o Colégio Notre Dame Ipanema que promoveu uma campanha junto à sua comunidade educativa, na qual estudantes e seus responsáveis, educadores e colaboradores foram convidados a doar um girassol que seria usado em uma ornamentação inédita das instalações escolares. A ação, promovida com o intuito de que os participantes recordassem um dos principais ensinamentos de Júlia – o de virar-se para Deus como o girassol volta-se ao sol -, resultou na arrecadação de mais de 2 mil girassóis – símbolo da crença na bondade de Deus.
Entregues na quinta-feira (31), eles foram usados durante o final de semana, quando a entrada principal do Colégio foi decorada para surpreender a comunidade educativa, nesta segunda-feira (04). Ao depararem-se com o símbolo da santa sorridente, aqueles que chegavam à instituição de ensino tinham, na expressão, alegria. Desse modo, os girassóis pareciam multiplicar o sorriso de Júlia em cada um que via e passava pela porta.
“Veja filha, sua flor está lá”, “Mãe, olha como está lindo meu colégio!”, “Pai, lembra da flor que eu pedi, era para isso”, “Nossa! Que alegria chegar numa segunda-feira com essa recepção”, “Que lindo! Eu trouxe uma, deve estar por aí!”… foram algumas das exclamações que surgiram ao som da música “O girassol”, composta pelo ex-aluno e ex-educador Notre Dame, Valdecí Farias, e reproduzida em frente ao Colégio, na recepção aos estudantes.
As celebrações seguem ao longo da semana e na sexta-feira, às 19h, acontecerá uma apresentação especial do espetáculo teatral “Júlia Billiart como uma chama”. A encenação da Companhia Teatral Notre Dame, com direção do prof. Henrique Kaladan, é gratuita e aberta ao público.