Em época de tantos estímulos à interatividade virtual, os à interação real fazem-se tão necessários quanto os primeiros. Por isso, em atividade desenvolvida no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema, a praça foi resgatada enquanto espaço lúdico.
Com a missão de encontrar uma mala escondida pela personagem Clara, do livro adotado pelo segmento como instrumento pedagógico, a praça Nossa Senhora da Paz – que, aos poucos, vem sendo devolvida à população, após reforma para instalação da nova estação do metrô – transformou-se em sala de aula. Nela, as crianças encontraram, pelo gramado, as palavras que denominam os objetos que estavam na mala.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Vanessa Monteiro, a busca foi uma forma diferente, encontrada pelas educadoras, de estimular e despertar nos educandos a curiosidade por conhecer e ler as palavras.
De volta ao Colégio, reler o livro foi ainda mais envolvente, pois, agora, a cada página, eles descobriam uma ou outra palavra que a Clara havia colocado na mala para eles. “Agora tudo faz sentido!”, exclamaram os educandos entusiasmados.