Diretores de universidades norte-americanas visitam o Colégio
15 de março de 2016 Notícias, Portal

Diretores estiveram pessoalmente no Notre Dame esclarecendo as dúvidas dos estudantes e famílias.
Diretores estiveram pessoalmente no Colégio Notre Dame Ipanema, para esclarecer as dúvidas dos estudantes e das suas famílias

Diretores de relações internacionais de sete instituições informaram os educandos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos, na sexta-feira (04).

Irmã Loiva Urban recepcionou os diretores das universidades no encontro com as famílias.
Irmã Loiva Urban recepcionou os diretores das universidades no encontro com as famílias e estudantes

Recepcionados pela diretora do Colégio, Irmã Loiva Urban, os representantes das universidades compreenderam a importância que a Rede de Educação Notre Dame dá a iniciativas que proporcionam vivências culturais abrangentes aos seus educandos. “O incentivo aos intercâmbios, por exemplo, está em nosso planejamento e é um dos diferenciais do Ensino Médio Notre Dame”, explicou a diretora escolar.

Momento de esclarecer dúvidas, descobrir curiosidades e praticar o inglês.
O evento, foi um momento de esclarecer dúvidas, descobrir curiosidades e praticar a Língua Inglesa

Em seguida, a representante do Education USA – departamento oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Americano -, Bianca  Macena, apresentou as universidades presentes aos educandos e familiares participantes do encontro. Ao longo do evento, eles também puderam esclarecer suas dúvidas sobre o processo de ingresso nas instituições.

Após as apresentações gerais, cada representante de universidade atendeu os interessados na sua instituição, explicando os processos internos específicos, as possibilidades de bolsas, os alojamentos e tantas outras questões pertinentes a quem pretende alçar voos internacionais na sua trajetória educacional.

Universidades presentes:

• Bloomfield College
• Flagler College
• Iowa State University
• Middle Tennessee State University
• University of California, Riverside
• University of Michigan-Flint
• University of Oklahoma

Atenção interessados:

Os representantes das universidades voltarão a visitar o Colégio Notre Dame, em 27 de junho, durante a Semana das Profissões no Ensino Médio (SEPEM).

Veja, abaixo, um apanhado sobre as dúvidas esclarecidas na palestra.

  1. As universidades são públicas ou privadas? Há universidades públicas e privadas, porém, nos Estados Unidos as públicas também são pagas.​

  2. Como é a prova de acesso à universidade? Diferentemente do Brasil, onde é feita uma prova para ingressar na universidade, nos EUA o acesso se dá por meio de o processo de application. Ele pode variar entre as instituições de ensino, mas não foge muito ao seguinte padrão: a realização de uma prova chamada SAT ou ACT (o vestibular norte-americano) e do o TOEFL ou do IELTS (a prova de proficiência em Inglês), apresentação de cartas de recomendação de professores e das escolas onde o Ensino Básico foi concluído e do histórico acadêmico, preenchimento de formulários e elaboração de uma redação.


  3. Minha nota no Exame Nacional do Ensino Médio valerá algo na hora de tentar entrar em uma universidade estadunidense?
    O ENEM não conta diretamente no processo de candidatura para o Ensino Superior nos EUA, mas, tendo um ótimo resultado, é legal compartilhar com a universidade.


  4. Não tenho meios de subsistência para estudar nos Estados Unidos, tenho como conseguir bolsas ou outras ajudas financeiras?
    Sim. As próprias universidades oferecem oportunidades de bolsas parciais e totais.​


  5. Preciso ter inglês fluente?
    Sim, é preciso ter fluência em inglês para fazer o processo de candidatura, mas há algumas universidades que aceitam condicionalmente o aluno que não obtiver a proficiência mínima exigida. Nesses casos, o aluno assiste a aulas de Língua Inglesa que contam como ​créditos universitários. Após essas aulas, passa novamente por prova de proficiência e, com sucesso, estará apto a cursar apenas a grade acadêmica.


  6. Poderei trabalhar legalmente nos Estados Unidos enquanto estudo?
    Todo imigrante com visto de estudante pode trabalhar até 20 horas por semana, mas somente no campus da própria universidade. ​A remuneração recebida é um valor que, por exemplo, ajudaria nas despesas de final de semana, mas não é suficiente para pagar a anuidade da graduação.


  7. O curso que eu fizer nos Estados Unidos será válido no Brasil?
    A revalidação do diploma é feita pelo Ministério da Educação (MEC), junto com uma instituição federal no Brasil, e é válida desde que a grade curricular cursada seja equivalente à encontrada nas universidades brasileiras.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema