Em visita ao Rio de Janeiro, a Presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Maria Ludwig, palestrou sobre os Princípios da Rede de Educação Notre Dame aos colaboradores da unidade mantida no bairro de Ipanema, na capital carioca.
Na segunda e na terça-feira (07 e 08), a religiosa encontrou-se com os funcionários do Colégio Notre Dame Ipanema, renovando neles os sentimentos de pertença e de compromisso à empresa, ao afirmar que “Notre Dame” não é apenas um nome, mas, também, uma missão e um desafio que vão além daquilo que o termo significa.
A partir da Parábola da Figueira ( Lucas 13, 1-9), a presidente, ainda, orientou os colaboradores sobre o cotidiano de trabalho. “Vamos cuidar das nossas crianças, dos nossos estudantes. Não podemos deixar que eles saiam daqui sem aprender”. Ainda, sobre a rotina escolar, Ir. Araci, sugeriu que duas perguntas devem ser feitas periodicamente: “Como eu cuido das pessoas?” e “Qual adubo elas precisam?”. Afinal, segundo ela, é preciso estar atentos à nossa humanidade, pois é o que nos diferencia das máquinas e dos robôs, que nada sentem e por nada se comovem. “Quando temos dificuldade em chorar a sério ou rir com paixão começou o nosso declínio”, explicou, citando o Papa Francisco.
Em seguida, Ir. Araci teceu comentários e orientações a cerca de cada uma das virtudes esperadas de um colaborador Notre Dame:
Ao finalizar a palestra, a religiosa afirmou que todos os funcionários são educadores, uma vez que todos lidam com pessoas, e principalmente, crianças. “Somos todos sempre exemplos aos olhos dos estudantes”, completou.