Desvendando o mistério de uma palavra nova
1 de março de 2016 Notícias

No ano da Resiliência Olímpica, atividades relacionadas ao tema multiplicam-se pelos corredores do Colégio Notre Dame Ipanema.

Na quinta-feira (24), os educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental da instituição de ensino participaram de uma “caça ao tesouro”, na qual deveria encontrar as letras escondidas pelo pátio do Colégio. Após encontrarem as onze, organizadas em um círculo, as crianças, juntas, tiveram que descobrir qual palavra seria formada com o “tesouro” encontrado. Em alguns minutos, no chão, já era possível ler “resiliência”.

Letras escondidas pelo pátio desencadearam o início da atividade.
Letras escondidas pelo pátio desencadearam o início da atividade que mobilizou as turmas de 3º ano.

Por tratar-se de uma palavra pouco usual, a curiosidade dos estudantes logo veio à tona. “Resiliência parece uma mistura de religião e ciência”, sugeriu um dos pequenos. “Que tal investigarmos o significado desta nova palavra?”, convidaram, então, as docentes das turmas. 

No dia seguinte, após os educandos terem feitos suas próprias pesquisas, muitas explicações e significados foram apresentados em sala de aula. “Resiliência é quando uma coisa quebra e ela fica boa de novo, não fica quebrada… Quando uma coisa ruim acontece, mas fica tudo bem outra vez”, explicou minuciosamente uma estudante.

“Resiliência é quando a gente supera os desafios” foi a explicação mais comum, enquanto outras foram mais ilustrativas, como “ser resiliente é ser como um elástico que é resistente”. Todas elas, contudo, ajudaram os colegas a perceber a importância do novo termo.

Acesse a galeria de fotos:

  • Colégio Notre Dame Ipanema