“Os inspetores, assim como os educadores, precisam desenvolver um olhar cuidadoso e vigilante, que observa os estudantes e age antes de qualquer situação de necessidade”, afirmou a psicóloga organizacional do Colégio Notre Dame Ipanema, Taís Assumpção, ao recepcionar os colaboradores para a reunião de planejamento desses profissionais, realizada na terça-feira (02).
O encontro, que envolveu todos os inspetores da instituição de ensino, propiciou a eles um momento de debate sobre assuntos cotidianos e de compreensão da demanda de cada segmento escolar. As responsabilidades, sanções e o cuidado pessoal também foram pauta da reunião em que os colaboradores apresentaram diversas situações em que os estudantes necessitam do amor, da bondade e da firmeza descritos no segundo princípio da Rede de Educação Notre Dame. Afinal, como afirmou o coordenador dos inspetores, Paulo Ferreira, aos colegas, enquanto profissionais, sua função é vigiar e zelar pela segurança dos estudantes, mas, também, ser exemplo. “Por isso prestemos atenção, tenhamos paciência e ouçamos o que eles têm a nos dizer”, concluiu Paulo.
O encorajamento foi reiterado pela vice-diretora escolar, Cristina Bernadini, que propôs aos colaboradores que saiam da zona de conforto e insistam nas pequenas mudanças diárias. “Mesmo que, um dia ou outro, não estejamos dispostos, precisamos ser resilientes e insistir em um sorriso e no olhar cuidadoso”, afirmou Cristina.