Na terça-feira (12), no Mosteiro São Bento, em São Paulo, aconteceu a Jornada da Educação da Editora SM, que trabalhou o tema “Educação Católica na Contemporaneidade”. As Irmãs Lurdes da Ross Stefanello e Loiva Urban participaram do encontro, representando o Colégio Notre Dame Ipanema.
A Editora SM nasceu de um longo sonho e ensaios pedagógicos da Ordem dos Marianitas, cujos religiosos docentes compunham o material didático que usavam para as suas aulas, desde 1918. Recentemente, o sonho e a prática de elaboração de aulas para o próprio magistério resultaram na editora SM, presente na Espanha e em diversos países da América Latina. Os pilares que norteiam esse processo educacional e editorial são: justiça, beleza, verdade e valores.
Entre os brindes da tarde – e foram vários, incluindo o dicionário de valores – estava uma palestra sobre os desafios do Ensino Religioso nas Escolas Católicas, proferida por Dalcides Biscalquin. Ele resumiu as suas reflexões em alguns pontos fundamentais, como a necessidade de saber lidar com as incertezas – que são a única coisa certa, hoje – o desencanto, acreditar que o Ensino Religioso é uma resposta para o homem de hoje; conhecer o lugar do ER na sociedade e na Igreja de hoje; é preciso ter uma identidade criativa; educar para os valores em sintonia com o tempo… Seguiram-se perguntas, dinâmicas, lanche, recepção do “Educatol” – remédio para a educação; biscoitos da Abadia de Santa Maria, de São Paulo, cuja abadessa, segundo informou Ir. Olga Strehl é ex-aluna do Colégio Notre Dame ND Ipanema.
Na segunda etapa, as Irmãs acompanharam as reflexões de Dom Edmundo Valenzuela, bispo do CELAM – responsável pela Educação e Cultura – que abordou a temática da Escola Católica no mundo atual. Historiou a atuação da Igreja na educação escolar, desde os primórdios, em todos os países da América Latina. Entre as significativas reflexões, Dom Edmundo frisou a obviedade de ser educadores felizes, operários do Senhor, cumprindo a missão de batizados. Entre os desafios da contemporaneidade, frisou que faltam construtores que nos guiem na História. As fontes educativas são a humanidade, a história, o Evangelho e os carismas congregacionais. E concluiu dizendo que “não deve haver escola católica sem que esteja centrada em Jesus Cristo”.