“Integrar e transcender os limites das disciplinas”: essa foi a proposta apresentada pela Supervisora de Ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, aos educadores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema, durante Encontro de Formação Continuada.
No decorrer da conversa, que aconteceu na segunda-feira (21), coordenadores e educadores compreenderam a necessidade de ir além da multidisciplinaridade, já praticada por todos os Colégios da Rede e integrar os conteúdos, independentemente da área de conhecimento.
Durante o encontro, o texto do autor chileno Humberto Maturana foi citado para explicar a necessidade das experiências voltadas para os estudantes. Segundo ele, “o que podemos tentar – e que o leitor deve tomar como uma tarefa pessoal – é perceber tudo o que implica essa coincidência contínua de nosso ser, nosso fazer e nosso conhecer, deixando de lado nossa atitude cotidiana de por sobre nossa experiência um selo de inquestionabilidade”.
Conforme a supervisora de ensino, as instituições mantidas pela Rede de Educação Notre Dame ultrapassaram os limites do aprendizado com as provas Multidisciplinares. Ela destaca, porém, que o momento é de planejar atividades diferenciadas com mais frequência, acarretando na “transdisciplinaridade” – termo usado quando há a integração de disciplinas que não atuam na mesma área de conhecimento.”O que propomos é ir além do esperado. Queremos que os educadores de Biologia trabalhem com os de Geografia; que os de Química trabalhem com os de Artes, por exemplo”, afirmou. Claudia ainda complementou, dizendo que a transdisciplinaridade é o que fomenta a curiosidade do estudante.
Educadores da Educação Infantil e Fundamental I participam de palestra sobre anatomia da aprendizagem
Também na segunda-feira (21), como parte do Encontro de Formação, os educadores e as coordenações da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, participaram de uma palestra com a neuropsicóloga Suzana Rodrigues. Temas como anatomia da aprendizagem, dificuldades e transtornos foram aprofundados pela especialista.
Conforme a neuropsicóloga, em tempos de tantos diagnósticos – como Dislexia, TDH, transtorno de expressão escrita, transtorno de matemática, de memória, de aprendizagem – é muito importante saber diferenciar os transtornos de aprendizagem das dificuldades de aprendizagem.
Para complementar a conversa, Suzana indicou livros aos educadores. Dentre as obras, o livro “Transtornos da Aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar”, de Newra Tellechea Rotta foi o mais enfatizado pela palestrante.
“Já assisti a várias palestras sobre o tema mas nenhuma me envolveu tanto quando esta, pois o lado afetivo e emocional foi apontado na subjetividade de cada temática levantada”, relatou Renata Miel, educadora do 4º ano.