Os últimos meses do ano são, naturalmente, repletos de emoção. Contudo, para os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, elas ganham ainda mais intensidade, afinal celebram a conclusão do Ensino Fundamental.
Na última quinta-feira (26), os do Colégio Notre Dame Ipanema participaram de Missa em Ação de Graças, na qual puderam demonstrar gratidão e reconhecer a importância da presença de Deus ao longo das etapas escolares já vencidas, ao lado de seus familiares e educadores.
Presidida pelo Padre José Antônio, a celebração refletiu sobre o desenvolvimento do estudante enquanto ser humano, assunto também abordado durante as aulas de Ensino Religioso deste ano. Segundo o agente de Pastoral da instituição de ensino, Henrique Kaladan, o tema, associado à cerimônia, é fundamental para que os educandos percebam os próprios crescimentos. “A partir de 2016, eles estarão no Ensino Médio a alguns passos do caminho universitário, sem deixar de lado sua formação como cidadãos conscientes de seus atos e de escolhas”, conclui.
Durante a missa, a estudante Stella Maria Frison Penna, em nome de todos os concluintes, relembrou os momentos de amizade, de aprendizado e de companheirismo que marcaram o Ensino Fundamental. “Essa é mais uma conquista nossa: o Ensino Médio está logo ali. Todos os momentos que vivemos juntos no Colégio Notre Dame fortaleceram o que somos hoje e colaboraram para o nosso crescimento”, discursou Stella.
Ao final da cerimônia, o celebrante convidou os pais e responsáveis pelos educandos a partilharem o sentimento com os demais presentes. Vitoria Luisa Frison Penna, mãe de Stella, falou sobre a felicidade por ter escolhido o educandário. “Além da formação escolar, vejo meus filhos tendo formação humana e agradeço a todos os profissionais que estão presentes no dia a dia deles. O Colégio Notre Dame ajudou a tornar meus filhos cidadãos de bem e minha gratidão enquanto mãe não tem tamanho”, enfatizou.
Em seu discurso de encerramento, a diretora escolar, Ir. Loiva Urban, refletiu sobre os aprendizados e convocou-os ao cuidado com a vida. “Vocês aprenderam muito mais do que ler e escrever, porque, amados por suas famílias, tiveram e têm oportunidades que a maioria dos jovens de sua idade não tem. Vocês aprenderam a ler e a escrever melhor para se engajarem, por inteiro, no cuidado da vida sustentável do planeta e nele, de todos os seres vivos.”, finalizou a diretora.
Após a celebração, os estudantes da atividade extracurricular de Teatro apresentaram a peça “Adolescer – Tipo Assim”. Adaptada por Henrique Kaladan, ela retrata os típicos momentos da adolescência, como o primeiro beijo, as obrigações escolares e as amizades.
Para encerrar a manhã de comemorações, o lanche coletivo reuniu os estudantes, seus familiares e educadores em um momento descontraído para conversas, fotos e, principalmente, agradecimento pelas conquistas de 2015.
Clique para acessar algumas das fotos das comemorações e veja no nosso Facebook o álbum completo.