No Notre Dame Ipanema, o aprendizado vai muito além das salas de aula. Pensando em ampliar o conhecimento científico dos seus alunos, a professora Ludmila promoveu uma aula de campo para os seus estudantes do 7º ano, na Casa da Descoberta, o Museu de Ciências da UFF. Lá, os estudantes exploraram um universo de mais de 50 experimentos interativos que despertaram a curiosidade e o entusiasmo de todos. Entre reações químicas coloridas e fenômenos físicos instigantes, os jovens exploradores descobriram que ciência é muito mais do que teoria – é prática, surpresa e diversão.
A manhã foi uma mistura de aprendizado e descoberta, quando cada experiência trouxe novos conhecimentos em física, química, biologia, astronomia e matemática. O ambiente dinâmico da Casa da Descoberta transformou o aprendizado em uma experiência sensorial completa, e cada aluno saiu de lá com novas perspectivas e uma sede ainda maior por conhecimento científico. A visita além de educativa, também foi uma celebração da curiosidade e do entusiasmo pelo saber.
Para Ludmila, essa vivência fora da sala de aula é essencial para que os alunos se sintam mais conectados e interessados pela ciência.
Erika Nogueira, coordenadora da Casa da Descoberta, complementou dizendo que o museu proporciona um ambiente interativo onde os visitantes possam aprender ciência de forma divertida. Segundo ela, o museu tem que ser um lugar onde cada visitante consiga mexer, sentir e interagir com os experimentos. “Então a gente espera que, ao final da visita, as pessoas entendam que aprender ciências é divertido, que é através da ciência que a gente vai ter uma sociedade crítica, participativa e que contribua para a melhoria da qualidade de vida de todos nós.” Essas palavras refletem o compromisso do museu em tornar o aprendizado uma experiência significativa e prazerosa.
Confira o vídeo abaixo para entender como foi a aula de campo dos alunos do 7º ano na Casa da Descoberta!