Desvendar os segredos da história não é tarefa simples, mas e se pudéssemos viajar no tempo e experienciar os acontecimentos como se estivéssemos lá? Foi exatamente isso que os alunos do 9º ano se propuseram a fazer durante a avaliação diversificada do semestre.
Sob o desafio de recriar o cenário jornalístico de 1910, época agitada pela Revolta da Chibata, cada grupo assumiu um papel na simulação da produção de um jornal daquele período. Enquanto alguns se encarregaram da manchete e da capa, outros dedicaram-se ao editorial, reportagem, entrevista e até mesmo à charge.
A partir dessa proposta, o objetivo final era compilar todos esses esforços em uma produção conjunta que retratasse de forma fiel os eventos e protagonistas desse momento histórico.
A experiência, além de ter proporcionado aos alunos uma imersão ao passado, também estimulou habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e criatividade. Ao simular a dinâmica editorial de um jornal que retratasse a Revolta da Chibata, os estudantes puderam compreender de maneira mais profunda os acontecimentos e personagens que marcaram esse período da história brasileira.
Assista ao vídeo e confira como foi realizada a atividade!