Os estudantes de Ensino Médio do Colégio Notre Dame Ipanema apresentaram trabalhos sobre dois grandes nomes da Filosofia, Platão e Rousseau, como culminância do Projeto de Leitura desenvolvido na disciplina.
Entre os livros cuja leitura foi indicada pelo educador, Fabio Lindoso, estão “A República”, obra de Platão com a qual os estudantes da 1ª Série entraram em contato, e “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, escrito por Rousseau e lido pelos educandos da 2ª Série. Segundo Fabio, as temáticas dos livros atendem ao currículo dos dois segmentos, pois os conteúdos programáticos de Filosofia a serem trabalhados nessas séries têm perspectiva histórica.
Além disso, a leitura proporcionou aos adolescentes um contato direto com as principais ideias dos filósofos que são verdadeiros pilares do pensamento ocidental. Dessa forma, experiência aproximou os estudantes da Filosofia, ajudando-os a desmistificar a ideia de que é um saber erudito, difícil e restrito ao âmbito acadêmico.
As apresentações, que tiveram início ainda em outubro, obtiveram resultados muito significativos, segundo o educador. “Os estudantes sentiram-se estimulados a pensar e a construir argumentos acerca do que leram”, comenta.
Ainda de acordo com Fabio, durante os debates promovidos na culminância do Projeto, os estudantes estavam inclinados a discutir temas éticos e políticos, sobretudo aqueles em pauta nas mídias sociais, como o papel da mulher na sociedade, as ideologias político-partidárias e as injustiças sociais, assuntos que, invariavelmente, as obras lidas também abordam.
Atividades como esta, frequentes nas aulas de Filosofia do Colégio Notre Dame Ipanema, vão muito além de fortalecer o ensino da disciplina: oferecem aos jovens bagagem cultural não só para possibilitar o ingresso no Ensino Superior, mas para que, enquanto cidadãos, possam ser sujeitos das transformações sociais necessárias.