Espaço NEXUS, mais um novo espaço de aprendizagem, foi inaugurado no Colégio Notre Dame Ipanema.
Na nova sala, os professores planejam as atividades com a profissional especializada em tecnologias educacionais. Ambos os novos espaços recém inaugurados – sala Touch e sala Nexus – são um meio, um ambiente onde a atividade – que poderia acontecer em sala de aula “convencional” – acontece mas usando outros recursos e outras dinâmicas.
“O espaço Nexus é propício para que os estudantes se desenvolvam a partir das competências gerais da BNCC, especialmente as que tratam da comunicação e da cultura digital”, explica Kátia Macedo, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I. No Nexus, há diferentes ferramentas e possibilidades de construções autônomas e criativas, como chromebooks, tablets, telas interativas e wifi distribuídos em ilhas de conexão e pesquisa.
“No antigo laboratório de informática, vivenciávamos uma repetição do modelo tradicional de sala de aula onde cada aluno usava um computador e trabalhava individualmente. Enquanto que, neste novo modelo, a aprendizagem acontece de forma mais espiral, ativa e compartilhada, respeitando as potencialidades de cada aluno”, explixa Cristiane Granville, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II.
Os estudantes presentes na primeira aula no espaço NEXUS, puderam descobrir a inspiração para criação do nome e também contribuir sugerindo palavras para a criação de uma nuvem de palavras que irá decorar duas paredes da sala.
“Criamos o nome de acordo com o contexto do quê será vivenciado na nova sala. Nexus tem sentido de conexão, foi inspirado no latim NEXUS – particípio passado de NECTERE – ligar, unir, conectar. Já que a sala surge para atividades de aprendizagens ativas, espirais e sempre conectadas entre si e com o mundo”, explicou aos estudantes o relações-públicas José Alessandro.
Veja a galeria de fotos da inauguração.