Nove décadas de excelência acadêmica em Ipanema e um século de presença no Brasil. Marcas históricas celebradas por meio da fé, da espiritualidade e da gratidão, em uma Missa em Ação de Graças, realizada na Capela Notre Dame.
Aberta ao público, a solenidade celebrada pelo padre José Pereira, ex-docente da instituição, e conduzida pelo coordenador pastoral, Henrique Kaladan, contou com a participação de estudantes do Grupo de Alunos Notre Dame – GAND, professores, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e Irmãs da Congregação de Nossa Senhora de diversas partes do país.
Ao som da trombeta da anunciação, executada ao vivo pelos músicos, a celebração eucarística foi aberta com a entrada das logomarcas alusivas aos 90 e 100 anos e das imagens de Santa Júlia Billiart, Jesus Cristo e o crucifixo. O cerimonial, conforme Kaladan, faz referência à passagem bíblica do livro do Gênesis, na qual o som da trombeta anunciava um grande acontecimento de libertação: “Seria para vocês o ano de júbilo”.
Ponto de grande emoção durante a Missa, a entrada de 90 girassóis, carregados por 90 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, marcou a homenagem às nove décadas da fundação do Colégio. Crianças entregaram, às mãos das Irmãs, um dos símbolos históricos da congregação, tudo ao som do hino alusivo ao centenário.
Pelos bancos da Capela Notre Dame, gerações e gerações de atuais e ex-alunos Notre Dame se fizeram presentes, tornando o momento ainda mais especial. Na família Wolf, da atual estudante Maria Júlia, o registro histórico com sua mãe, avó, tia-avó e bisavó uniu quatro gerações de alunas Notre Dame.
Presença ilustre, Irmã Dilecta Zancan, que trabalhou no Notre Dame por mais de 40 anos, veio do Rio Grande do Sul especialmente para prestigiar a solenidade e receber o carinho e a memória de seus ex-alunos.
Acompanhadas por todos professores e funcionários presentes, as Irmãs de Notre Dame levaram ao altar, em procissão, a imagem de Nossa Senhora. Logo em seguida, acompanhadas pelo coordenador pastoral Henrique Kaladan, as religiosas entoaram uma canção, brindando os presentes com suas vozes e carisma.
Ao lado da imagem de Nossa Senhora, os estudantes do Grupo de Alunos Notre Dame compartilharam, em depoimentos, a experiência de carregar consigo o “jeito de ser Notre Dame”, e a importância do colégio em suas trajetórias.
A dança e a música também foram ponto alto da celebração. A ex-aluna Ana Luzia Viana e a formanda Maria Júlia encantaram o público com suas vozes, enquanto a também ex-aluna, Marrie Pacheco, emocionou a todos com um número de ballet, ao som de Ave Maria, cantada ao vivo por Ana Luzia.
No encerramento da solenidade, a professora Vanda Ferreira declamou uma poesia de sua autoria sobre os aniversários de 90 e 100 anos, gerando calorosos abraços e largos sorrisos, que fecharam o momento com chave de ouro.
Na entrada do colégio, uma novidade animou os presentes. O totem “I love Notre Dame Ipanema” reuniu familiares, amigos, estudantes e funcionários para sessões de fotos e vídeos, registrando todo o seu carinho pelo colégio.
O relato eterniza um dia de júbilo e chama todos a estarem juntos nas celebrações. A missa foi transmitida ao vivo pela conta do colégio no Instagram (clique aqui para assistir). Fica o registro da união pela fé e pela educação, mesma união que trouxe as Irmãs pioneiras à pequena vila de Ipanema em 1933 e segue sendo sua força e norte!