Na terça-feira (03), ao chegarem à Biblioteca Geral, os estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Ipanema foram surpreendidos por uma decoração diferente: diversas lápides estavam fixadas entre as obras, dando um ar fúnebre ao ambiente. Isso porque, no local, eles puderam visualizar o “Cemitério de Livros” – ação desenvolvida pela equipe da biblioteca da instituição de ensino, onde diversos livros usados e mal cuidados foram expostos, a fim de chamar a atenção para a importância do cuidado com as obras.
A atividade foi realizada em apoio a Campanha de Conscientização e Preservação do Acervo da Biblioteca, e toda a equipe ficou de luto pela “morte” dos livros.
A cada turma que visitava o espaço, a bibliotecária Tereza Maris, ressaltava a importância do respeito com o patrimônio institucional e, principalmente, o direito de uso e informação de todos os estudantes. “Cuide, respeite e preserve. Dessa forma os livros sempre serão 100% aproveitados por vocês e por outros” comentou a bibliotecária.
Guiados pela idealizadora da atividade, ao final da “tour” pelo cemitério, os estudantes apreciavam as fotografias enviadas pelas Irmãs que vivem na África. As fotos exibem as atividades missionárias da Irmãs de Notre Dame em Moçambique, onde crianças carentes receberam doação de livros usados. “Ver as obras, doadas por famílias do Colégio Notre Dame Ipanema indo tão longe e despertando tantos sorrisos, incentiva as crianças a praticaram a solidariedade e terem cuidado com os livros que ganham”, explica a bibliotecária.